Começou 2020, e o Programa Laço Amarelo vai falar da atenção que motociclistas devem ter em ruas e rodovias. O tema desse mês nos lembra que andar de moto é muito legal, mas também é perigoso, por isso, estar sempre atento é fundamental.
Um dos principais cuidados para quem está sobre duas rodas é estar bem equipado. É natural que, como no nosso país faz muito calor a maior parte do ano, muita gente não goste de vestir roupas grossas ou mesmo sapato fechado para subir na moto, porém, jaqueta, luvas, calça, calçado fechado e capacete justo na cabeça e afivelado são essenciais para que o motociclista esteja bem protegido.
Um outro cuidado para que não haja tantos acidentes com motos cabe aos motoristas. Quem está de carro deve sempre usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra. Dessa forma, todos que dividem a rua ou a rodovia irão saber qual sua próxima atitude. Para o motociclista, esses cuidados podem valer a vida. Por isso motorista, nunca deixe de sinalizar suas intenções no trânsito.
Uma atenção especial para quem está de carro são os pontos cegos que veículos pequenos e grandes possuem. Às vezes, a gente não enxerga mesmo se há alguém do lado, por isso é tão importante olhar várias vezes nos retrovisores antes de qualquer manobra. Isso ajuda a proteger quem está de moto.
Vemos em muitas ruas e estradas, motociclistas abusando da velocidade, como por exemplo, usando o celular enquanto pilota, desrespeitando a sinalização, pilotando descalço ou com o capacete solto na cabeça. Quem se comporta desse jeito, está sujeito a se machucar seriamente no trânsito.
Uma outra dica importante é nunca trafegar entre os carros, o chamado “corredor”. O correto é o motociclista ocupar a faixa no lugar do carro e nunca entre eles. Trafegar entre os carros somente com o trânsito lento ou parado e mesmo assim em baixa velocidade.
A regra é para todos: respeite quem vai do seu lado, seja um motociclista, um motorista, um ciclista ou o pedestre. Só assim vamos conseguir diminuir o número de acidentes pelo país. Faça a sua parte: um trânsito seguro, depende só de você!
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.