Localização: Campina Grande-PB
No dia 27 de Novembro, tivemos na Escola Frei Dagoberto. O professor Igor, de Matemática, trabalhou frações e, dentro deste assunto, fez a correlação com as principais causas dos possíveis acidentes no trânsito. Foram utilizados dados de 2020, sobre as seguintes causasd
- Falta de Atenção;
- Defeito Mecânico;
- Ingestão de Álcool;
- Desobediência à Sinalização;
- Velocidade Incompatível;
- Dormindo;
- Animais na Pista;
- Ultrapassagem Indevida;
- Não Guardar Distância Segura;
- Defeito na Via.
Depois de debater a respeito, o professor fez a conversão transformando as frações em percentuais. Aquelas que possuíam denominadores diferentes de 100 foram feitas uma conversão de forma que todas ficassem com denominador 100 e, a partir daí, todas foram transformadas em percentuais.
Junto aos alunos, após transformar em porcentagem, o professor enumerou em ordem decrescente as principais causas de acidentes e debateram o resultado que encontraram. O celular ainda é um grande vilão nessa estatística.
Depois, encontramos a desobediência as sinalizações. O professor aproveitou para trabalhar as sinalizações verticais (placas). Enfatizou a importância da obediência as placas: PARE e DÊ A PREFERÊNCIA. Inseriu geometria dentro do contexto e, junto aos alunos, com ajuda de régua e compasso aprenderam como desenvolver um triângulo perfeito. Já a professora de história, Áurea Farias, trabalhou o assunto Pirataria na América. Falou sobre como se deu esse momento e quais meios de transportes eram usados na época (navios). Fez o comparativo com os meios de transporte que temos hoje e levou os alunos a pensarem se naquela época existia algum tipo de violência. Os alunos exemplificaram agressões verbais e físicas, utilizando armas, por exemplo.
E hoje? Existe violência no trânsito terrestre?
Sim. Palavrões, xingamentos, lesões corporais e até mortes. Viu-se que as violências acontecem desde antes e perduram até os dias de hoje, seja no transporte marítimo ou no terrestre. Trabalhou com eles o fluxo de veículos, fazendo sempre um comparativo com o tempo das embarcações. Viu-se que o aumento da frota de veículos também contribuía, de certa forma, para o aumento da violência no trânsito.
Mas por que será que isso acontece?
A professora pediu que os alunos levantassem soluções para esses problemas. O que poderia ser feito para melhorar o trânsito em relação ao respeito?; Como poderíamos melhorar a comunicação no trânsito?; Porque as pessoas estão tão apressadas hoje?.
Chegaram a conclusão que a comunicação precisava ser melhorada e que a falta de empatia e o egoísmo eram grandes propulsores das violências que vivenciamos nos dias atuais. Cada um com suas "justificativas" e "direitos", mas independente de qualquer coisa, NADA justifica a VIOLÊNCIA.
A Professora Ingrid, de Português, trabalhou com o 8° ano interpretação de texto. Utilizou- se do livro EDUCA a página 60, práticas de gentileza. "Tirar seu eu do caminho e colocar o outro antes" - EMPATIA. Trabalhou sobre CICLOVIA E CICLOFAIXA, falou sobre as formas corretas de transitar:
Pedestres = Calçadas
Ciclistas = Ciclovia e Ciclofaixa
Ciclista desmontado = Pedestre
Falou sobre os diferentes tipos de papéis no trânsito, trabalhando as páginas 62 e 63. Levantou dicas de gentileza entre as diferentes categorias (pedestres, ciclistas, condutores, etc) com os alunos. Foi tirado várias dúvidas sobre trânsito de bicicletas, diferenças entre ciclovia ou ciclofaixas. Enfatizou a importâncias de VER e ser VISTO. Ressaltou a importância da Gentileza Urbana.
O professor Wilson de Educação Física fez um trabalho com o 9° ano sobre ciclismo. Dialogou com os alunos sobre quais partes do corpo são trabalhados ao andar de bike e juntos levantaram as diferenças entre os membros trabalhados na parte superior bem como os da parte inferior. Falou da importância que a bicicleta teve na socialização em nossa cidade, dos grupos de bikes que crescem todos os dias no nosso município, e, consequentemente, da necessidade de cuidados que os ciclistas devem ter no trânsito:
-Conhecer e obedecer as regras de trânsito;
-Respeitar e ser Respeitado;
-Utilizar as Ciclovias e ciclofaixas.
O professor trabalhou, também, a página 75 do livro do Educa e desenvolveu grupos na sala para debaterem assuntos relacionados a: Educação ativa, comportamentos saudáveis, como se dar a comunicação entre condutores e ciclistas, as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas nas vias públicas e as posturas que devem ser adotadas por todos os usuários das vias.
E no final, todos entraram num consenso: A Falta de Respeito às sinalizações tem sido a grande responsável por tantos acidentes envolvendo ciclistas!
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