Na entrevista concedida à TV Sindseg PR/MS (Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul), Mauro Gil, membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e um dos criadores do Movimento Maio Amarelo, elenca os comportamentos potencialmente geradores de sinistros de trânsito.
Conforme destacou, a velocidade excessiva ainda é o maior problema, seguida de consumo de álcool e utilização do aparelho celular. Segundo dados do OBSERVATÓRIO, os índices de ocorrências e mortes no trânsito caíram desde o início do Movimento Maio Amarelo há dez anos, quando o país registrava cerca de 48 mil mortes por ano, girando em torno de 32 mil atualmente.
Mas de acordo com Mauro Gil, não se pode relaxar na realização de campanhas, pelo contrário, “o objetivo é intensificar com foco nas metas da década de redução de mortes em 50%”.
“Ao dirigir normalmente as pessoas cometem ao menos 8 erros no trânsito por dia. Desde não dar uma seta ou frear em cima de uma faixa de pedestre. Muito comum também as pessoas trazerem estresses do dia a dia para a direção – problema conjugal, financeiro ou no trabalho – o comportamento das pessoas faz com que tenhamos diversos tipos de acidentes. Não adianta achar que consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, que não consegue. Às vezes o comportamento inesperado do motorista ao lado somado a falta de concentração gera o acidente”, frisou Mauro Gil.
Vale lembrar que o Sindseg PR/MS é uma entidade participante do programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, que tem como objetivo reduzir os altos índices de sinistros de trânsito no país.
Leia a matéria completa: https://www.segs.com.br/seguros/374317-no-transito-escolha-a-vida-um-dos-criadores-do-maio-amarelo-antecipa-acoes-da-campanha-na-tv-sindseg-pr-ms
Assista à entrevista completa:
Blumenau/SC sedia lançamento da campanha Maio Amarelo 2025
No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Maio Amarelo: manual do apoiador traz ações para todos os públicos
Há pouco mais de um mês do início do Movimento, o número de downloads das peças da campanha segue em ritmo acelerado. No site, quase 700 apoiadores, entre Prefeituras, empresas, entidades e muitos outros já começam a preparar os kits e planejar ações para participar da maior mobilização social do mundo por um trânsito mais seguro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: