A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob-Cabedelo) lança calendário de ações voltado para o movimento “Maio Amarelo 2022”. Com o tema “Juntos salvamos vidas”, o objetivo das atividades é reforçar a pauta segurança viária, por meio de ações educativas e da reflexão sobre os sinistros no trânsito.
Na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a março, deste ano, foram registrados 196 óbitos por acidentes de transporte terrestre na Paraíba. Foram registradas 2.436 entradas de vítimas de sinistros de trânsito no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Desse número, 1.856 vítimas de acidente de moto, 221 de acidente de carro, 165 vítimas de acidente envolvendo bicicleta e 194 vítimas de atropelamento.
Já no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, foram registradas 2.080 entradas de vítimas de sinistros de trânsito. Desse número, 1.693 vítimas de acidente de moto, 168 de acidente de carro, 114 vítimas de acidente envolvendo bicicleta e 105 vítimas de atropelamento.
“O trânsito é um instrumento importantíssimo para a locomoção e está presente na vida de todos os cidadãos seja condutor, passageiro, ciclista, motociclista ou pedestre, então nossa meta é mobilizar toda a sociedade e influenciar a mudança de comportamentos, além de propor o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de perceber a mobilidade”, informou a coordenadora do departamento de educação para o trânsito da Semob-Cabedelo, Abimadabe Vieira.
Segundo Abimadabe Vieira, a intenção da campanha também é informar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito, proporcionando a prevenção e a redução de sinistros, além de expandir a pauta nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, alertando a sociedade a respeito de atitudes responsáveis, a exemplo, o uso do capacete, do cinto de segurança e da travessia segura na faixa de pedestre.
O tema a ser trabalhado no “Maio Amarelo 2022” foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 871/2021 com a finalidade de trabalhar a vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito com base nas estatísticas de acidentes, focando as ações, especialmente, no condutor de duas rodas (motociclistas e ciclistas, motofretistas e mototaxistas).
De acordo com o secretário da Semob-Cabedelo, Inácio Morais, as ações do mês de maio representam a continuidade de atividades permanentes e integradas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito por toda a cidade. “O objetivo é promover a empatia e a humanização, diminuir as estatísticas relacionadas às infrações e acidentes, alertando os cidadãos a respeito da imprudência, negligência e intolerância que muito refletem nas atitudes das pessoas no trânsito”, defendeu o secretário.
“Portanto, o movimento “Maio Amarelo” reforça a conscientização sobre a responsabilidade e o compromisso de todos nas vias terrestres, que, em cooperação com as ações públicas, tornam o tráfego mais seguro e harmonioso”, avaliou Inácio Morais.
Conforme programação do departamento de educação para o trânsito da Semob de Cabedelo, no dia 04, às 7h, ocorrerá uma sessão especial de abertura do “Maio Amarelo”, no auditório da Câmara Municipal de Cabedelo (CM-Cabedelo). Já no dia 05, às 8h, será promovida uma ação educativa para os usuários da balsa de Cabedelo.
Ainda, de acordo com a agenda, no dia 11 de maio, às 8h30, na Praça Durval Portela, em Intermares, serão realizadas atividades com alunos do 8º e 9º anos do colégio QI. Já no dia 13, às 10h, será promovida atividade educativa de trânsito referente ao projeto “Banco Mais” que contará com as presenças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Semob-Cabedelo, nas escolas municipais de ensino fundamental Plácido de Almeida e Maria José Veríssimo, localizadas no bairro do Renascer, em Cabedelo.
Dando continuidade às ações, no dia 16, às 8h, haverá uma atividade educativa no semáforo, localizado em Intermares - Cabedelo. Já no dia 17, às 14h, no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Camboinha-Cabedelo, será realizada uma ação para 80 professores da instituição.
No dia 19, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada da Conceição, localizada no Centro, em Cabedelo, será realizado o dia “D” do projeto piloto do Observatório Educa que envolverá a participação de 250 alunos, além de familiares e autoridades. Já no dia 24, às 8h, ocorrerá uma atividade educativa, no semáforo, localizado em Intermares - Cabedelo. Dando sequência, no dia 23, às 9h, ocorrerá uma apresentação na quadra da escola Invictus, no Centro, em Cabedelo.
Encerrando a programação do “Maio Amarelo 2022”, no dia 31, às 8h30, haverá uma caminhada pela paz com encerramento na Praça Getúlio Vargas, que contará com as presenças das equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob-Cabedelo), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB), da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), da Guarda Civil Municipal de Cabedelo (GCM-Cabedelo), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde de Cabedelo, da Câmara Municipal de Cabedelo (CM-Cabedelo), da secretaria de educação do município, além da participação de 300 alunos do colégio Hebreus e da rede de ensino municipal.
A equipe da educação para o trânsito da Semob-Cabedelo ainda participará, durante todo o mês, de uma série de atividades em alguns municípios do Estado da Paraíba, entre as agendas estão: no dia 03 de maio, às 15h, a equipe marcará presença na sessão especial conjunta da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento acontecerá na ALPB. No dia 10, ás 8h, a equipe marcará presença na abertura do Maio Amarelo, no município de Caaporã, que ocorrerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Dando continuidade à agenda, no dia 12, às 9h, a equipe participará de palestra de abertura da campanha “Maio Amarelo”, no auditório da secretaria de educação de Pedras de Fogo. Já no dia 20, às 8h, a equipe marcará presença na caminhada “Juntos salvamos vida”, que acontecerá no município de Caaporã e, por último, no dia 27, das 10h às 17h, a equipe participará de palestras educacionais nas escolas do município de Pedras de Fogo.
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.