Matéria do G1 RN, de 28 de novembro, relata que o trânsito no Rio Grande do Norte apresentou queda no número de mortes entre os meses de janeiro a outubro de 2019, comparando ao mesmo período de 2018, graças às campanhas educativas para a conscientização da sociedade, como o Maio Amarelo.
Foram 414 vítimas fatais neste ano, no ano passado, 487. O levantamento foi feito pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) e do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN).
Acidentes envolvendo colisão com animais registraram a maior queda de vítimas fatais (75%). Neste ano foram três mortes, contra 12 em 2018. Houve também, diminuição nos óbitos envolvendo motociclistas (70,8%). De janeiro a outubro de 2019, foram 52 falecimentos, contra 178 do mesmo período no ano passado. Porém, houve um acréscimo de 800% em mortes causadas por queda de veículo. Foram 18 vítimas fatais em 2019, contra duas no ano passado.
Segundo o subcoordenador de Educação no Trânsito do Detran-RN, o órgão trabalha com blitzen educativas e palestras para conscientizar os condutores. Ele também ressalta que o Detran desenvolve campanhas educativas para conscientizar a população e aponta que ações pontuais como o Maio Amarelo e campanhas de valorização da faixa de pedestre são as mais eficazes. “O cidadão deve ter a consciência que quando sofre um acidente, não é só ele quem sofre. Existe um ciclo enorme após o trauma”, alerta.
Leia a matéria em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/11/28/numero-de-mortes-no-transito-cai-15percent-em-2019-no-rio-grande-do-norte-diz-detran.ghtml
Foto: Klênio Galvão/Inter TV Cabugi
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.