Você sabia que também pode “salvar vidas”?
MA 22 destaca o poder de cada cidadão no cuidado com vidas em trânsito
Quando pensamos em pessoas com o dom de salvar vidas logo nos vêm à cabeça profissionais da área da saúde, bombeiros, socorristas entre tantos outros sempre presentes em ocorrências ou acidentes.
De fato, estes profissionais trazem na essência e na técnica do ofício esta capacidade e são o nosso conforto e esperança em momentos difíceis, mas se considerarmos que não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, chegamos à clara conclusão: QUALQUER UM PODE SALVAR UMA VIDA.
Ao sair de casa, todos nós temos que nos proteger e com isso, estamos salvando vidas, a sua e a de quem cruza seu caminho. Exatamente porque o contrário é verdadeiro: se você desrespeitar as regras, você coloca a sua vida em risco e também a vida de quem divide a rua ou a estrada com você.
Por isso, ao transitar, lembre-se do seu poder de salvar vidas e coloque respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas nos seus deslocamentos diários.
A união que fez a força
O Movimento Maio Amarelo vai explorar bastante essa reflexão. Vai lembrar a sociedade, o recente desafio que a pandemia da Covid-19 nos trouxe: uma completa mudança de comportamento da noite para o dia. De repente, nos trancafiamos dentro de casa, passamos a ter medo de nos encontrar com as pessoas mais próximas de toda nossa vida. Tivemos que abandonar os locais cotidianos como trabalho, escola, supermercado, salão de beleza, igreja e passar a cobrir o rosto e adotar o álcool em gel como adotamos o celular: ou seja, o tempo todo com ele.
Isto, porque entendemos a importância de cumprir certas regras para a nossa e a segurança de quem amamos. Então, em muito pouco tempo, aprendemos a fazer reuniões online, palestras online, dar aulas online, fazer compras online ou seja, mudamos radicalmente nosso dia a dia para nos proteger. Será que, entendendo que o trânsito tem riscos e pode nos machucar seriamente, não conseguimos também passar a cumprir as regras e salvar vidas??
Esse será o grande desafio do Movimento para esse 9º ano de conscientização por um trânsito mais seguro: mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras. A partir do momento em que estou caminhando na calçada, procurando uma faixa para atravessar, esperando minha vez no semáforo, com toda atenção e cuidado, estou preservando não só a minha vida, mas como a de todos que ali estão comigo. E essa lógica vale para quem está de bicicleta, de motocicleta ou num carro de passeio ou num veículo grande.
Por isso, o Movimento Maio Amarelo de 2022 faz um convite: junte-se aos profissionais tão importantes em toda sociedade, que dedicam sua vida para cuidar de outras e vamos juntos salvar vidas!
Planejamento
2022 começou com um grande avanço no que diz respeito às campanhas educativas de conscientização que todos os entes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) devem realizar ao longo do ano, conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro): o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu em setembro, quais temas devem ser trabalhados ao longo deste ano.
Isso, sem dúvida alguma, foi uma grande conquista para todos do SNT, pois assim já podemos pensar qual mensagem educativa iremos trabalhar durante o mês de maio, quando são realizadas com mais ênfase as ações de educação do Movimento Maio Amarelo. A Resolução 871/2021, de 13 de setembro, trouxe o slogan: “Juntos Salvamos Vidas” para que possamos refletir sobre isso neste 2022.
Com isso, desde o último trimestre de 2021, as equipes de Educação e de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária já trabalham na campanha que irá mobilizar toda a sociedade de Norte a Sul do país, durante o mês de maio.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_video link="https://youtu.be/r5DJMHsQmSQ"]
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.