O Governo Regional da Madeira, em Portugal, por meio da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil realizou ontem (02/05), a cerimônia de abertura do Movimento Maio Amarelo. O evento, promovido no Colégio dos Jesuítas, contou com a presença do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil da região autônoma da Madeira, Pedro Ramos; do professor e cirurgião da Unicamp, Gustavo Fraga, representando o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária; entre diversas autoridades locais.
Fraga, que também representa a Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), mostrou a trajetória do Movimento Maio Amarelo no Brasil aos participantes e falou sobre a atuação das Ligas de Trauma no Movimento Maio Amarelo.
Carlos Mesquita, presidente da Associação Lusitania de Traumas e Emergência Cirúrgica; Luís Vale, presidente do Madeira International Disaster Training Center, também tiveram a palavra.
Durante o painel moderado por Carmo Caldeira, diretora do Serviço de Cirurgia do Sesaram (Serviço de Saúde da Região Autônoma da Madeira), participaram Antônio Marques, presidente da Comissão Nacional de Trauma; João Góis, comissário da PSP (Polícia de Segurança Pública) da Madeira; e Antônio Brazão, coordenador do Semer (Serviço de Emergência Médica Regional). Falaram também Isabel Rodrigues, diretora regional da Economia e Transportes e Nelson Relva, coordenador do Plano Regional de Educação Rodoviária.
Durante o evento, Maria do Carmo Silva, do gabinete do secretário Regional de Saúde, abordou o tema: “Comunicação social e redes sociais”.
Uma foto não salva vidas
Durante a realização da abertura Internacional do Movimento Maio Amarelo na Madeira, foi apresentado o vídeo oficial da campanha promovida pelo Governo Regional da Madeira, por meio da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para promover a conscientização da sociedade para o trânsito seguro.
Com o tema “Uma foto não salva vidas”, o vídeo busca conscientizar os cidadãos a não pararem nas vias para fotografar sinistros de trânsito e pessoas feridas, para evitar a possibilidade de uma nova ocorrência no local e também, utilizar o aparelho para prestar socorro. Assista abaixo:
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Conheça a campanha do Maio Amarelo 2025
Começa amanhã oficialmente, o Movimento Maio Amarelo 2025. Curitiba/PR vai conhecer, juntamente com os internautas, a campanha nacional da maior mobilização social mundial, em torno da segurança no trânsito, dentro do evento Smart City Expo Curitiba . A apresentação será realizada dentro da programação considerado o maior evento de cidades inteligentes da América.
OBSERVATÓRIO fala sobre Maio Amarelo 2025 no 82º Encontro Nacional dos Detrans
Durante os dias 12 e 13 de março, a capital do Amazonas, Manaus, sediou o 82º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: