O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi o entrevistado pelo jornalista Fabiano Rossi, do programa Link ES, do estado de Espírito Santo - transmitido pela Record News -, ontem (05), sobre segurança no trânsito e o Movimento Maio Amarelo.
No programa, Ramalho comentou sobre o Brasil ocupar a quarta posição no mundo como País que mais mata no trânsito. “Para cada pessoa que vem a sofrer um óbito em uma ocorrência de trânsito, dez outras, ficam sequeladas permanentes. Tanto é que estamos até mudando essa nomenclatura, inclusive até em normas da própria Associação Brasileira de Normas Técnicas que não é só uma semântica, não chamar mais de acidente, chamar de ocorrência de trânsito ou sinistro de trânsito”. O diretor do ONSV explicou, “A palavra acidente, Fabiano, nos remete a uma fatalidade, algo que eu não consegui controlar e isso, não é verdade. E nós sabemos que antes de um acidente acontecer, segundos antes, aconteceu uma negligência, uma imprudência ou uma imperícia”, disse.
Sobre o Movimento Maio Amarelo, Ramalho comentou que o tema deste ano tem relação direta com o momento em que vivemos, relacionado aos pedidos de distanciamento social e uso de máscaras e álcool em gel para a segurança por respeito e responsabilidade para a segurança de todos com quem convivemos.
Assista à entrevista completa em:
[vc_video link="https://youtu.be/tS4ZmFY0xos"]
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Blumenau/SC sedia lançamento da campanha Maio Amarelo 2025
No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.