Notícias

Observadores Certificados do Maranhão iniciam o Projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras": Ensino de Idiomas e Segurança Viária

Projeto pioneiro do Maranhão foi idealizado por integrantes do Observatório Nacional de Segurança Viária no estado e conta com apoio das instituições: UFMA, Iema Bilíngue e Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar

Escrito por Maio Amarelo

29 MAI 2024 - 10H14 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 10H21)

O Movimento mundial Maio Amarelo conta com mais um projeto de conscientização: o “Maio Amarelo Sem Fronteiras”. A iniciativa tem como objetivo trabalhar a educação para o trânsito no currículo do ensino de idiomas. A ideia é promover a segurança viária no contexto educacional, nas escolas bilíngues, cursos de idioma e graduações.

A iniciativa foi liderada por Observadores Certificados no Maranhão. O projeto foi lançado na última terça-feira (28), na Escola IEMA Bilíngue em São Luís/MA.

As ações do “Maio Amarelo Sem Fronteiras” iniciam pelo Maranhão, como sede do projeto-piloto, mas a iniciativa foi criada para ser desenvolvida nacionalmente e internacionalmente, utilizando uma abordagem que transcende fronteiras geográficas e linguísticas.

A proposta é alinhada aos princípios da Abordagem Comunicativa e à teoria educacional de Lev Vygotsky, particularmente à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), ou seja, enfatiza a importância de utilizar contextos significativos e situações da vida real para engajar os alunos, tornando a aprendizagem de idiomas mais relevante e realista.

“Ao incorporar temas de segurança viária, os alunos são expostos a materialidades discursivas autênticas que não apenas estimulam o interesse e a motivação para aprender, mas também promovem a conscientização sobre um tema de vital importância social”, destaca um dos idealizadores do projeto, o Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo no Maranhão, Ulisses Bertoldo.

Através da integração de conteúdos relacionados à segurança viária, os alunos desenvolvem habilidades como pensamento crítico, empatia e consciência social. O Observador Certificado Anderson Boás destaca que “a educação linguística pode ser um forte aliado na promoção de valores universais de segurança, respeito e responsabilidade, neste contexto, com efeitos positivos no trânsito, transporte e mobilidade.”


Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.