A Rádio Ônibus entrevistou em seu podcast, a conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, para falar sobre os desafios para promover a conscientização e o trânsito seguro no Brasil durante o ano todo.
Participante do programa Entidade Laço Amarelo – criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para promover a conscientização para o trânsito seguro, como forma de estender as ações de conscientização do Movimento Maio Amarelo durante todos os meses do ano -, o podcast da Rádio Ônibus, apresentado por Henrique Estrada, questionou a Observadora Certificada Mércia Gomes sobre a efetividade das campanhas do Maio Amarelo e se os temas escolhidos anualmente não passam a ideia de serem apenas frases de efeito, com ações positivas, porém sem uma real efetividade para a conscientização e reversão dos altos índices de sinistros de trânsito no país.
Mércia Gomes pontuou que por trás de todas essas frases e campanhas desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, existem fatores, estatísticas e profissionais que buscam da melhor forma possível conscientizar e educar a população de uma forma prática e direta.
“Essa sua fala Henrique, ‘parece ser só uma frase’, de fato, nós que estamos envolvidos com o trânsito e temos conhecimento e trabalhamos o ano todo, como por exemplo, você trabalha o ano todo e fala do Maio Amarelo o ano todo. A Semana Nacional de Trânsito, o ano todo. Você lida com os fatores trazidos da instabilidade do sistema viário o ano todo, como eu e os demais profissionais. Nós sabemos que essa frase não é somente uma frase, por trás dessa frase, nós temos estatísticas, nós sabemos qual é o maior número de mortes em acidentes de trânsito, qual é a razão dessas mortes de acidentes de trânsito e a ausência de conscientização. Então não é só uma frase, nós temos um grande problema a nível nacional que é a questão da educação e essa conscientização”, argumento a Observadora Certificada.
Ainda em sua fala, Mércia Gomes complementou que, “Essa frase trazida: ‘todo ano com o Maio Amarelo, o Observatório Nacional traz uma frase’, é uma frase de impacto. É uma frase que a gente passa o ano todo trabalhando para conseguir impactar a sociedade, os motoristas, os pedestres, os ciclistas, todos os envolvidos para que possam observar o que tem acontecido no trânsito”, explicou.
A Observadora Certificada também abordou o breve período de redução de sinistros durante a pandemia e o período pós-pandemia, com aumento dessas ocorrências de trânsito e a necessidade de continuar o trabalho de conscientização e educação para o trânsito em parceria com todos os setores da sociedade.
Ouça agora: https://podcasters.spotify.com/pod/show/radioonibus/episodes/Maio-Amarelo-NO-ACABOU-e24v152/a-a9u2iah
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: