Observador Certificado apresenta dados recentes sobre no trânsito brasileiro e ressalta ações para a conscientização social por um trânsito mais humano e seguro
No Podcast JR 15 minutos da RecordTV, Celso Freitas e a repórter Mariana Bispo conversam com o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Maurício Pontello, representante do Movimento Maio Amarelo, em Minas Gerais, sobre os altos números de mortes e lesões no trânsito e como o Movimento Maio Amarelo auxilia na cultura de um trânsito mais seguro para toda a sociedade.
“O que nós percebemos, dos estudos recentes que fizemos, inclusive os últimos dados atualizados de 2020, comparando com 2019, tivemos mesmo na época da pandemia, dessa flexibilidade que não existia, mesmo assim, o número de mortes no Brasil subiu 2%. Parece pouco diante das estatísticas, mas são pelo menos mil vidas a mais que perdemos em acidentes de trânsito ainda na época da pandemia. Com a flexibilização, a tendência, com a movimentação maior, é que esse número siga essa tendência de aumento”, pontuou Maurício.
O podcast destacou alguns casos recentes de ocorrências no trânsito, como o caso no interior de São Paulo, que resultou em seis mortes em um sinistro envolvendo um ônibus, entre as vítimas, o cantor Aleksandro Correia. Em Goiânia, outra ocorrência, duas pessoas morreram após um sinistro de trânsito, em um racha.
Segundo Maurício destacou, as pessoas ainda não conseguem diferenciar a questão dos crimes de trânsito. De que o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma série de crimes diante da lei e as pessoas acreditam que isso não acontece, que não é possível.
“Esse esforço para avisar a população de que há crimes que são cometidos na direção de um veículo, como é o exemplo claro dessa suspeita de racha, [...], ou seja, colocar a vida de outras pessoas em risco no trânsito é crime. E tem um agravante ainda pela questão do uso do álcool, que é importante da gente lembrar isso também. Porque qualquer crime no trânsito hoje, quando além dele estiver presente o uso do álcool, essa pena acaba sendo maior para esse condutor. Então é preciso lembrarmos dessas coisas todos os dias”, ressaltou o Observador Certificado.
Ouça o podcast completo: https://open.spotify.com/episode/7hMmTH3Gd6HGbCjkzfa7sJ?si=axLaT6oFTWi0yw41IzVTmQ
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.