O III Congresso Permanente de Especialidades Médicas da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) celebrou o Movimento Maio Amarelo com webinar do Comitê de Cirurgia do Trauma, conscientizando sobre a importância da prevenção de sinistros no trânsito, com a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho.
O evento, virtual, foi moderado pelo cirurgião, professor da Faculdade de Ciências Médicas e coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp, Dr. Gustavo Fraga. Como palestrantes, estavam o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, Ramalho; o coordenador do SAMU Campinas, Dr. Gustavo Trindade; e o Dr. Thiago Calderan, médico-assistente da disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp, coordenador da Liga do Trauma da Unicamp, coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC e coordenador do CoBraLT (Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma).
Entre os temas discutidos, está o termo “acidente”, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) mudou este termo para sinistro de trânsito. Uma vez que, as ocorrências no trânsito, que causam tantas vítimas anualmente, não podem ser tratadas como acidentes. Elas são resultado de escolhas erradas que fazemos diariamente.
O primeiro palestrante da noite foi o Dr. Trindade, sobre os atendimentos do SAMU durante a pandemia. Ele explicou os novos protocolos adotados para evitar as contaminações por coronavírus e apresentou diversos números. Segundo o médico, o atendimento a vítimas de trauma foi 11% menor em 2020, em relação a 2019. Também houve uma queda de 17,5% nos primeiros quatro meses de 2021, comparado a 2019. Outro ponto que ele destacou foi que nos meses de pico da pandemia (julho/20 e março/21), a queda de atendimento foi duas vezes maior. “A gente percebe que as medidas restritivas diminuem a circulação de pessoas e, consequentemente, há uma queda no número de atendimento ao trauma”, afirmou.
Na sequência, foi a vez do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho. O movimento que começou em 2014 e hoje está em mais de 30 países, é considerado o maior movimento social de promoção da saúde no trânsito no mundo. Neste ano, teve como tema central da campanha “Respeito e responsabilidade. Pratique no Trânsito”.
Ramalho apresentou o ONSV, falou sobre a origem do Movimento Maio Amarelo devido à necessidade de conscientização para a segurança viária e abordou a mudança no termo acidente de trânsito feita pela ABNT.
“O Maio Amarelo foi criado para pautar a sociedade no tema trânsito. O trânsito nunca foi, tanto pelo poder público quanto pela sociedade, visto como um tema relevante”, afirma. “Os acidentes de trânsito são tratados como mera fatalidade, como obra divina, e não é verdade. Antes de um acidente de trânsito, acontece uma imprudência, uma negligência ou uma imperícia”, alertou.
Não conseguiu assistir? Assista agora!
[vc_video link="https://youtu.be/c-Po4auL_lU"]
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.