Hortolândia, cidade de cerca de 200 mil habitantes e pertencente à Região Metropolitana de Campinas (RMC), no Estado de São Paulo, é o mais novo Município Laço Amarelo. A parceria para a redução do número de acidentes no município foi firmada nesta quinta-feira (19) com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária durante a 67º Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, encontro que reúne dezenas de cidades do Estado de São Paulo, além de representantes de municípios de diversos outros estados brasileiros, na busca por soluções inteligentes sobre questões relacionadas a trânsito e transportes.
O convênio que torna Hortolândia certificada com o Laço Amarelo, firmando dessa forma compromisso com a redução no número de acidentes de trânsito através de ações de educação e prevenção, foi assinado pelo prefeito, Ângelo Perugini, pelo secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia, Atílio André Pereira, e pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho. Dessa forma, a cidade recebe o selo Laço Amarelo.
“O trânsito é uma causa urgente. Centenas de vidas são perdidas todos os dias, gerando enorme desgaste emocional e até mesmo financeiro para toda a sociedade. Empresas, entidades e municípios já compreenderam o problema e estão se mobilizando pela solução. O selo Laço Amarelo é uma forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro”, destacou Ramalho.
[vc_gallery interval="3" images="21533,21535" img_size="full"]
Sobre o Fórum Paulista
Órgãos públicos e entidades ligadas à mobilidade urbana participaram do encontro. O OBSERVATÓRIO participou da sessão técnica sobre acidentes e violência no trânsito. Ramalho apresentou os números de acidentes no município, causas, consequências e propostas para sua redução.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia, Atílio André Pereira o Fórum Paulista “é um momento de troca de experiências na área de mobilidade. Um espaço de articulação e busca de soluções para problemas comuns a várias cidades”, enfatiza Pereira.
Entre os temas abordados nas sessões técnicas que foram promovidas no evento estão acidentes e violência no trânsito. No início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia apresentou um estudo sobre índice de acidentes registrados em 2017. O resultado desta análise tem pautado as ações do município com objetivo de aumentar a segurança viária, reduzir os acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. As demais sessões técnicas apresentadas durante o Fórum serão sobre experiências exitosas de mobilidade urbana em municípios paulistas, e sobre projetos de regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo. O Fórum teve, ainda, exposição de aplicativos, projetos e experiências trazidas pelos municípios participantes.
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.