A edição da Folha Universal do dia 28 de maio, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo e como ele possibilita a conscientização para a redução de óbitos e lesões no trânsito. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, destacou e comentou sobre alguns dados para a reportagem.
Conforme o levantamento da Folha Universal, considerando o período de 2011 a 2021, o Brasil atingiu a média anual de 37.874 mortes, segundo dados divulgados pelo DataSUS no início de maio. Embora os números tenham caído nos últimos anos, a quantidade de óbitos cresceu pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, por exemplo, houve aumento de 3,35% nas mortes, totalizando 33.813 óbitos.
Segundo Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, engenheiro e especialista em gestão e normatização de trânsito, foram 1.097 óbitos a mais do que os registrados em 2020: “os homens ainda são os que mais morrem e representam 83% dos óbitos. A faixa etária com a maior quantidade de mortes, em 2021, ainda foi a de 20 a 24 anos, repetindo o que acontece há anos”, destacou.
Paulo Guimarães afirmou também que, embora o Brasil não disponha da análise das causas dos sinistros, a OMS (Organização Mundial de Saúde) elenca cinco principais fatores para as ocorrências em todo o mundo: “excesso de velocidade, falta de uso dos equipamentos de segurança, ingestão de bebida alcoólica antes da condução do veículo, direção distraída (pelo uso do celular para todos que transitam) e vias sem manutenção, com pouca sinalização ou infraestrutura precária”, relatou.
A edição ainda preparou um infográfico com algumas dicas de segurança para evitar provocar ou se envolver em ocorrências de trânsito.
Leia a matéria completa: https://www.universal.org/noticias/post/brasil-e-o-terceiro-pais-com-maior-numero-de-mortes-no-transito
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: