EducaMob reforça alerta de tolerância zero da Lei Seca
Você sabia que dirigir sob o efeito do álcool pode ser considerado crime, resultar em prisão, perda da licença de habilitação e multa de 2.934,70?
O Supremo Tribunal Federal manteve neste 19 de maio, por unanimidade, a tolerância zero para o álcool para quem dirige, e as punições para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro.
E o alerta de tolerância zero foi uma das principais mensagens de uma nova etapa das ações da equipe do EducaMob em bares de São José dos Campos, na noite de quinta-feira.
A tolerância da Lei Seca é zero e se você for dirigir, não pode beber nada.
As ações educativas nos bares são uma parceria da equipe do EducaMob, da Secretaria de Mobilidade Urbana, com SAMU e Polícia Rodoviária Federal.
O bate-papo integra a programação do Maio Amarelo e tem como objetivo despertar a consciência de que bebida e direção não combinam e podem resultar em acidentes.
Com o uso de um etilômetro (bafômetro) a equipe convida as pessoas a fazerem o teste, mas sem o rigor de multas ou da fiscalização.
A administradora de empresas, Carolina Ferraz, 31 anos, entrou na brincadeira e topou fazer o teste. O resultado foi positivo, mas ela não estava preocupada porque já adotou o hábito de sair com o uso de aplicativo ou com o motorista da rodada. Apesar disso, ela acredita que ainda haja muita imprudência no trânsito. “Infelizmente as pessoas ainda não se preocupam com as consequências da bebida. Só mudam de postura quando levam um susto. Temos de pensar duas vezes antes de colocar a vida de outra pessoa em risco”, disse.
O empresário Carlos Alberto Ribeiro, 55 anos, apoiou a ação e também fez o teste. “Sempre temos o motorista da vez. E hoje não sou eu. Muito bacana essa ação. Um alerta consciente sobre o uso de bebida ao volante. Melhor ainda para os mais jovens, que têm menos paciência”, disse.
Por cerca de duas horas, a equipe circulou entre as mesas e também avisou o que pode acontecer, caso o condutor seja pego em uma blitz alcoolizado.
A abordagem é dura e o recado é claro. Se o etilômetro marcar de 0,01 até 0,33, o condutor perde o direito de dirigir por um ano e vai receber uma multa de quase R$ 3 mil. Mas se o indicador marcar 0,34, o condutor ganha um par de algemas e vai direto para cadeia, porque hoje dirigir sob efeito de álcool é considerado crime.
Agora, se nada disso acontecer e não for pego numa blitz, você pode ser mais uma das vítimas do trânsito e ir de carona com o Samu para o setor de emergência do Hospital municipal. E é isso que ninguém quer.
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.