A cerimônia de condecoração dos Destaques Maio Amarelo 2023 – No trânsito, escolha a vida -, realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a Ipiranga e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na noite desta terça-feira (27), no teatro do Sesi, sede da FIESP na capital paulista, reuniu cerca de 500 pessoas para celebrar a segurança no trânsito e condecorou 30 e excepcionalmente este ano, foram escolhidas duas personalidades na categoria “Cidadão Laço Amarelo”, para as ações realizadas durante o mês de maio de 2023.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Luciano Lourenço da Silva; o diretor geral da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli; o diretor-presidente do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Eduardo Aggio; a delegada da Policia Civil, Andrea Abood, representando o Governo do estado de Minas Gerais; e também vários secretários municipais, diretores de empresas, presidentes de entidades e imprensa.
O evento mais uma vez surpreendeu pela emoção e surpresas, apresentando ao público algumas boas práticas que se destacaram dentre milhares realizadas pelo Brasil, além de reunir parceiros do OBSERVATÓRIO em todas as esferas da sociedade, representantes do Movimento Maio Amarelo de diversos estados, entidades ligadas ao trânsito nacional, empresas, municípios e personalidades de diversos segmentos que promoveram e buscam um trânsito mais seguro.
Municípios acirram disputa pelo prêmio Destaques
Um dos anúncios mais esperados da noite foram as ações de Destaque do Maio Amarelo 2023 dos municípios, realizado pelas prefeituras do país. Essa foi a última categoria anunciada.
Pela primeira vez, duas capitais foram premiadas pela mobilização realizada em maio e nos cinco selecionados como Destaques em 2023, duas cidades venceram pela 2ª vez. Jundiaí/SP, Blumenau/SC, Ribeirão Preto/SP, Curitiba/PR e Goiania/GO foram as vencedoras desse ano.
Um dos diferenciais dessa categoria foi a reunião de esforços, realizados pelos gestores municipais nesse ano, unindo outros órgãos, entidades e empresas para mobilizar as cidades com o intuito de sensibilizar ainda mais pessoas para o tema.
Curitiba inovou e fez vídeos que mostrou a inversão de papeis de algumas profissões, ligadas a mobilidade urbana. Um dos vídeos foi um entregador de moto ajudando os agentes de trânsito a fazer abordagens pelas ruas da cidade. Ou seja, o motoboy foi agente de trânsito por um dia. O depoimento do motociclista traz a importância da empatia no trânsito: se colocar no lugar do outro e entender as dificuldades de cada um.
Enfim, essa foi uma das ações que, pode ser replicada, criativa, trouxe sensibilidade e originalidade, além de ser educativa! Esse é o espírito do evento Destaques, inspirar e incentivar.
Parabéns a todos aos gestores de todas as cidades do país engajadas no trabalho de conscientização.
Confira abaixo a lista dos vencedores:
Excepcionalmente este ano, foram reconhecidos dois vencedores da categoria “Cidadão Laço Amarelo”, foram eles, o presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Aílton Brasiliense Pires; e o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.
Essa categoria visa ressaltar pessoas reconhecidas pelas ações relevantes desenvolvidas em prol da segurança para o trânsito que possibilitaram maior evidência ao Movimento Maio Amarelo no ano referente à sua premiação.
Conheça todos os premiados desde o lançamento dessa categoria:
2016 – Deputado Hugo Leal;
2017 – Francisco Garonce;
2018 - Tenente-coronel Marco Andrade;
2019 – Antônio Megale;
2022 – Dr. Gustavo Fraga.
2023 – Aílton Brasiliense Pires e Tarcísio Gomes de Freitas.
Confira algumas fotos do evento Destaques Maio Amarelo 2023:
1/28
Bonecos contribuem para a Educação para o Trânsito
As mascotes Waguinho e Julinha da UGMT (Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte) da Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP, e o mascote Transerpinho da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP, alegraram a celebração do evento durante a noite dos Destaques.
Essas mascotes auxiliam no processo de educação de crianças, jovens e adultos para as questões relacionadas ao trânsito. Eles participam de eventos e ações em escolas, empresas e nas vias públicas de seus municípios de origem.
1/5
Não participou do evento Destaques Maio Amarelo 2023?
Assista agora o evento completo: https://www.youtube.com/live/0bdbWBtZGgY?feature=share
Baixe o relatório de Ações Maio AMARELO 2023
RELATÓRIO DE AÇÕES DO MAIO AMARELO 2023
O OBSERVATÓRIO já prepara a campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2023, que acontecerá de 18 a 25 de setembro.
Aguarde pelas novidades!
Blumenau/SC sedia lançamento da campanha Maio Amarelo 2025
No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Maio Amarelo: manual do apoiador traz ações para todos os públicos
Há pouco mais de um mês do início do Movimento, o número de downloads das peças da campanha segue em ritmo acelerado. No site, quase 700 apoiadores, entre Prefeituras, empresas, entidades e muitos outros já começam a preparar os kits e planejar ações para participar da maior mobilização social do mundo por um trânsito mais seguro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: