O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), realizou a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo 2024, hoje (02), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília/DF. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do evento que contou com a presença do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, de autoridades e representantes dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) de todo o país.
Durante a abertura do evento, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, falou o quanto essa cerimônia da 11ª edição do Maio Amarelo é importante para a expansão do Movimento de conscientização pela segurança no trânsito, que teve início no Brasil e agora segue chamando a atenção para a vida em outros países pelo mundo.
“No último dia 28, a gente fez a abertura do Movimento Maio Amarelo em Portugal, fazendo a abertura oficial do Movimento na Europa. Este ano, além dos 30 países que já participavam do Maio Amarelo com ações digitais, estamos desenvolvendo uma grande rede de voluntários nos outros países. Isso significa que as ações fora do Brasil começam a ganhar gente, começam a unir gente. E acho que esse é o grande objetivo do Movimento Maio Amarelo, unir a sociedade que é dividida em três camadas principais: sociedade civil, iniciativa privada e o poder público”, explicou.
Paulo Guimarães ainda reforçou o exemplo que o Brasil dá ao mundo, ao mobilizar pessoas com o objetivo de desenvolver ações e debates em prol da segurança no trânsito. “O Brasil está dando para o mundo esse exemplo de mobilização, esse exemplo de conseguir reunir gente para falar do mesmo assunto e defender uma pauta que é de interesse da vida de todos os brasileiros. Então eu queria deixar essa mensagem para vocês, de que vocês podem sentir muito orgulho de apoiar um Movimento que hoje, é um Movimento que foi concebido no Brasil e está sendo exportado para o mundo inteiro.”
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, ressaltou durante o evento de abertura que “O Maio Amarelo é um desses momentos chave para lembrar a nós, gestores, que também somos responsáveis pela segurança no trânsito, e não podemos colocar esse ônus apenas no cidadão. Nós, gestores, estamos no centro da preocupação com um trânsito mais seguro.”
“É um momento importante de reflexão para a sociedade se conscientizar da importância que precisamos colocar no dia a dia sobre a necessidade de preservar vidas no trânsito”, enfatizou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dr. Denis Eduardo Andia destacou que com “esse Maio Amarelo, que inicia mais um ano de grandes trabalhos e a gente deseja que ao final desse período todo, possamos fazer um balanço, também uma autocrítica nossa e encontrarmos os melhores resultados em termos de segurança para todos os brasileiros no trânsito.”
Assista à abertura oficial:
Ao todo, OBSERVATÓRIO disponibiliza 39 arquivos, com o vídeo oficial, 14 opções de posts para as redes sociais, 9 para impressão de faixas, 8 para outdoors, 7 para cartazes, além de 2 anúncios para revista e um para jornal. Neste ano teremos também uma campanha complementar, com 15 mini documentários com histórias reais de pessoas e profissionais que se relacionam com o trânsito, além de versões do vídeo oficial e posts para redes sociais em espanhol e inglês.
Blumenau/SC sedia lançamento da campanha Maio Amarelo 2025
No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Maio Amarelo: manual do apoiador traz ações para todos os públicos
Há pouco mais de um mês do início do Movimento, o número de downloads das peças da campanha segue em ritmo acelerado. No site, quase 700 apoiadores, entre Prefeituras, empresas, entidades e muitos outros já começam a preparar os kits e planejar ações para participar da maior mobilização social do mundo por um trânsito mais seguro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: