Ações do Maio Amarelo têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro
O programa CBN AutoEsporte do último domingo (29), abordou o tema da segurança no trânsito e o que pode ser feito para aumenta-la no Brasil. Para apresentar opções viáveis, os apresentadores Guilherme Muniz e Marcus Vinicius Gasquez, conversaram com o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.
Segundo informou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, as ações de conscientização para o trânsito mais seguro, como o Movimento Maio Amarelo estão auxiliando para que a sociedade mude o seu comportamento no trânsito brasileiro, mas ainda há muito o que se fazer.
“Na primeira Década [de Ação pela Segurança no Trânsito], de 2011 a 2020, nós conseguimos uma redução de 30% a 35% no número de óbitos, e ainda continua muito alto. Estamos falando hoje em torno de 32 mil óbitos por ano, como se fosse um avião caindo por dia”, destacou.
Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam aumento de ocorrências de trânsito nas estradas federais do país. Em 2020, foram mais de 63.500 sinistros, com quase 5.300 mortes e 71 mil feridos. Já em 2021, o total de ocorrências aumentou para 64.518, com aumento entre feridos e mortos. Os dados parciais de 2022, indicam quase 15 mil sinistros de trânsito no primeiro trimestre.
“A formação do nosso condutor é muito ruim. Nós adestramos as pessoas a tirar habilitação, a decorar placa, ou seja, não é uma preparação para habilitação com foco, por exemplo, na percepção de risco. [...] Quando você percebe o risco, você protege”, ressaltou Ramalho.
Ouça a entrevista completa: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/376804/42-o-que-pode-ser-feito-para-aumentar-seguranca-no.htm
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.