No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
A cerimônia será realizada no Teatro Carlos Gomes, dentro da programação do 5º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável, que reunirá lideranças e representantes do setor de trânsito de todo o país. Blumenau já havia sido escolhida para sediar a abertura do Maio Amarelo em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi cancelado. Agora, em 2025, a cidade terá novamente essa oportunidade.
Neste ano, a campanha traz o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, reforçando a importância de repensar atitudes no trânsito, independentemente do meio de locomoção utilizado no dia a dia. A abertura oficial da campanha acontecerá em Brasília, no dia 5 de maio.
“Nossa cidade sempre foi referência quando falamos do Maio Amarelo, tendo sido reconhecida diversas vezes como destaque nacional do movimento. Portanto, sediar o lançamento da campanha para os municípios de todo o país é um reconhecimento do trabalho que Blumenau tem realizado ano após ano”, afirmou o prefeito da cidade catarinense, Egidio Ferrari.
Além do lançamento, o 5º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável promoverá debates sobre segurança viária e mobilidade urbana sustentável, contando com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) e de diversas entidades e organizações.
Maio Amarelo 2025: Desacelere. Seu bem maior é a vida
O tema da campanha Maio Amarelo convida para uma ação importante no trânsito: Desacelerar. Além do apelo para deixar a pressa de lado e transitar com mais calma e consciência, a frase ainda faz referência a um comportamento perigoso praticado pelos condutores que é dirigir acima da velocidade permitida.
“Estamos discutindo esse tema, desde que a legislação foi publicada. Convidar a sociedade a pensar nessa redução de velocidade vai ao encontro de todas as diretrizes mundiais sobre o tema, visando reduzir os impactos negativos dos sinistros, onde a velocidade é um fator de risco preponderante”, afirma Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.
Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana
Dentro do conceito “Mobilidade humana. Responsabilidade Humana, definido pelo OBSERVATÓRIO como tema central do Movimento, a campanha ainda reforça a necessidade de uma convivência mais harmônica e humana nas ruas de avenidas, sugerindo que o comportamento de cada um em trânsito impacta no dia a dia de todos e pode deixar marcas na vida das pessoas.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.