Para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a AMB (Associação Médica Brasileira) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) apoiam o Movimento Maio Amarelo.
As peças da campanha destacam a importância da alcoolemia zero para uma dirigibilidade segura, e abordam temas como o uso correto do capacete, o risco da distração provocada pelo uso do celular no trânsito, segurança das crianças e gestantes, e atenção aos pedestres.
Antonio Meira Júnior, diretor da Abramet e membro da Câmara Técnica do CFM, destaca que mais de 90% dos acidentes de trânsito têm como causa o fator humano. “Então, não ocorrem por acaso. Nós conhecemos as causas e a maioria é passível de prevenção, como obedecer às normas de trânsito e álcool zero para uma dirigibilidade segura”, explica.
A mensagem da Abramet é – diz Meira – destacar a importância da prevenção e da conscientização. “Só conseguiremos diminuir essas tragédias com melhorias no setor saúde e de educação, fiscalização com diminuição da impunidade, e conscientização permanente”.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema e engajar-se em ações, propagar o conhecimento, e abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
[gallery ids="21984,21985,21986,21987,21988,21990"]
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Blumenau/SC sedia lançamento da campanha Maio Amarelo 2025
No dia 29 de abril, a cidade de Blumenau/SC será o centro das atenções no debate sobre segurança viária com o lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2025. O movimento, que reúne instituições públicas e privadas para conscientizar a sociedade e reduzir o número de mortes no trânsito, chega à sua 12ª edição trazendo ações e discussões voltadas para um trânsito mais seguro. Promovido pelo OBSERVATÓRIO, o evento reunirá especialistas, autoridades e a população.
Maio Amarelo 2025: Prêmio Destaques vai reconhecer as melhores iniciativas
Participar do Movimento Maio Amarelo é comprometer-se com uma causa: proteger vidas no trânsito. Realizando ações de conscientização, distribuindo material educativo ou disseminando mensagens por um comportamento mais responsável - independente da forma escolhida - o que vale é engajar e impulsionar o movimento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.