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Workshop de jornalistas e evento de abertura em Campinas

Escrito por Maio Amarelo

05 JUN 2023 - 14H35 (Atualizada em 05 JUN 2023 - 21H55)

Toda vida importa. Com esse lema, a Administração municipal abriu o Maio Amarelo 2023, movimento intersetorial que busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. A abertura do movimento foi realizada pelo prefeito Dário Saadi, na quinta-feira, 4 de maio.  

Em ato simbólico, flores amarelas foram depositadas em um memorial instalado no Paço Municipal, que lembrou as 151 pessoas que perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito nas vias urbanas e rodovias em 2022. 

“O número de mortes aceitável sempre será zero. Só uma família que perdeu alguém em um acidente de trânsito sabe o tamanho dessa dor. É papel de todos nós fazer de Campinas uma cidade com o trânsito mais seguro”, disse o prefeito Dário Saadi. “Importante destacar que nos 18 pontos onde novos radares foram instalados, apenas uma morte foi registrada. É realmente um avanço e uma evidência de que, apesar de serem uma medida impopular, os equipamentos de fiscalização salvam vidas”, completou.  

 

As ações de engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito, realizadas pelo município para reduzir sinistros, ao longo de 2022, foram apresentadas pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete. Entre elas as intervenções realizadas em 50 pontos críticos para acidentalidade, incluindo reforço de sinalização e obras de geometria. 

  

Um dos destaques foi o resultado obtido na Avenida John Boyd Dunlop, que passou de 13 vítimas de acidentes de trânsito em 2021 para oito em 2022, redução observada durante o período da campanha de segurança viária “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, lançada em 2022.  

 

“Os dados mostram que o município conseguiu reduzir os óbitos, no eixo urbano, de motociclistas, ciclistas e ocupantes dos demais veículos. Ainda assim, nas vias urbanas e rodovias, foram 151 mortes, que poderiam ter sido evitadas. A diferença de um minuto para chegar ao destino, não vale o preço de uma vida”, enfatizou Riverete.  
 

Riverete também anunciou o compromisso de apresentar à população o Plano de Segurança Viária de Campinas, que busca reduzir pela metade a taxa de mortes no trânsito até 2030. 


ocorreu também na quinta-feira (04/05) o Workshop de Jornalismo em Segurança Viária Global 2023. A programação transcorreu entre 8h30 e 13h30, em hotel no bairro Cambuí.

O workshop foi projetado pela Vital Strategies, uma organização global de saúde pública em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS). A visão dessas duas organizações defende que usar a palavra “acidente” leva a mídia influenciar sua audiência a aceitar os sinistros de trânsito como algo inevitável, ou resultado de “má sorte” ou “destino”. Esse raciocínio leva à sugestão aos jornalistas de usar as palavras sinistro ou colisão no lugar da palavra “acidente”.

Outros estudos sobre a cobertura dos meios de comunicação a respeito da segurança viária foram apresentados aos participantes do evento. Com destaque para o noticiário que mostra que quando pedestres ou ciclistas são feridos ou mortos a responsabilização da vítima é quase inevitável e encobre a devida responsabilidade que têm motoristas de cumprir as leis de trânsito, de seguir a sinalização. Muitas vezes a mídia não verifica, inclusive, se a sinalização está adequada. Um exemplo é o questionamento se a vítima estava ou não na faixa de travessia para pedestre na ocasião do sinistro. Pela lei se a faixa estiver a mais de 50 m do pedestre ele pode atravessar a via obliquamente sem fazer uso dela.

Uma das conclusões do evento foi a respeito da polêmica instalação de radares. Tecnicamente, eles são as ferramentas mais eficazes para o gerenciamento de velocidades. Estudo recente do Banco Mundial foi apresentado mostrando que a fiscalização eletrônica está entre as medidas fundamentais na redução de vítimas graves ou fatais. O que também reduz muito o impacto dos gastos com saúde pública.

Sugestões de pauta foram apresentadas pelos presentes ao final do evento, visando abordagens que adotem melhores práticas para o jornalismo que causem impactos positivos para a segurança viária.


Balanço Maio Amarelo:

- 38 ações presenciais (sem contar projetos nas escolas); realizadas nas ruas, universidades, empresas, bares e restaurantes, entre outros;

- 15 escolas receberam projetos, com participação de 1,1 mil estudantes; 
- Mais de 7,2 mil pessoas participaram diretamente das ações, sem contar os atingidos indiretamente.






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