Visando preparar equipes para fiscalizar o uso de álcool por condutores em Campinas, foi realizado no dia 16 de maio, o Workshop “Boas práticas em fiscalização de alcoolemia”, na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Vila Industrial.
A ação integrou a programação do Maio Amarelo, movimento intersetorial que alerta sobre os índices de mortos e feridos no trânsito, e foi realizado em parceria entre a Emdec, Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e IACP (International Association of Chiefs of Police - Associação Internacional de Chefes de Polícia).
Mais de 50 pessoas participaram do treinamento, incluindo agentes da mobilidade urbana, guardas municipais e policiais militares. O esforço em conjunto integra uma série de ações que visam capacitar agentes das três instituições – Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal – para atuar em ações de fiscalização de alcoolemia.
Segundo o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022, divulgado pela Emdec no dia 4 de maio, no lançamento do Maio Amarelo, os principais fatores de risco registrados em Campinas são o excesso de velocidade e a direção após o consumo de bebida alcoólica, que respondem por 60% de 130 sinistros fatais analisados. Neste contexto, a Emdec vem realizando, também, ações educativas, que alertam para os perigos da combinação de álcool e direção.
O evento contou com duas apresentações principais. A primeira foi realizada pelo Capitão Fernando de Souza Vieira Vicentin, do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP), que abordou um panorama da legislação brasileira sobre condução sob o efeito de álcool. Já a segunda foi conduzida por Jim Maisano, especialista em fiscalização e segurança viária da IACP, que trouxe aos presentes o contexto, planejamento operacional e estudo de caso sobre fiscalizações de alcoolemia nos Estados Unidos.
Também participaram da mesa de abertura do evento Claudionir de Sá, gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec; Carl Maupin, diretor assistente da IACP; e Coronel João de Paula Ferreira Neto, consultor da IACP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.