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Prefeitura de São Vicente transforma Praça em mini cidade para conscientização de alunos da rede municipal durante o Maio Amarelo

Escrito por Maio Amarelo

25 MAI 2023 - 00H48 (Atualizada em 25 MAI 2023 - 17H17)

PROJETO MAIO AMARELO SÃO VICENTE 2023

“No Trânsito, Escolha a Vida”


1. INTRODUÇÃO

O Município de São Vicente, localizado no litoral de São Paulo, será a primeira cidade do Brasil a completar 500 anos em 2032. Com isso, diversas ações estão sendo planejadas e implementadas pela Prefeitura para que a cidade possa comemorar seu 5º centenário em um cenário mais próspero, justo, sustentável, seguro e com maior qualidade de vida de sua população.

Diante disso, o Projeto Maio Amarelo São Vicente - “No Trânsito, Escolha a Vida” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Secretaria de Planejamento e Governança, da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Educação, que tem como objetivo principal trabalhar a Educação para o Trânsito com alunos da rede municipal, promovendo a conscientização e a formação de cidadãos responsáveis no trânsito. Através de ações educativas, junto a agentes de trânsito, busca-se fomentar o respeito às leis e normas de trânsito, a segurança viária e a adoção de comportamentos adequados, visando a ampliar a consciência sobre condutas no trânsito, mitigar acidentes e a melhorar a qualidade de vida na cidade.

Para tanto, a Prefeitura transformou a Praça 22 de Janeiro, uma de suas praças no centro da cidade, em uma mini cidade, com ruas e avenidas, e realizou a instalação de diversas sinalizações de solo e verticais, incluindo semáforos. 

Com isso, os alunos da rede municipal estão aprendendo desde cedo, tanto na teoria quanto na prática, a realidade do trânsito e suas regras, sendo conscientizados sobre a importância de contribuir para a segurança de todos que compartilham esse ambiente, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas.


2. JUSTIFICATIVA

O Município de São Vicente registrou, de 2015 a 2022, segundo informações do banco de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA-SP), um total de 216 óbitos em vias municipais. Ainda de acordo com os dados do INFOSIGA-SP, ocorreram 4679 acidentes não fatais em vias municipais entre os anos de 2019 e 2022.

Desse modo, verifica-se que a violência e a falta de educação no trânsito são problemas que afetam a sociedade e agravam a imprudência e o estresse no cotidiano das vias. 

Para combater essas questões e reduzir os números de óbitos e acidentes mencionados, torna-se essencial investir na educação das crianças, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. 

Ao iniciar o processo de conscientização desde a infância, é possível criar uma base sólida para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso no futuro. 

Além disso, a poucos dias do projeto ter sua data de início, ocorreu um acidente fatal no Município envolvendo uma criança de 2 anos. A criança estava junto de sua mãe, na porta da escola, após uma apresentação de celebração do dia das mães. Contudo, a criança largou a mão da mãe, e ao sair correndo em direção da rua, um ônibus não teve tempo de frear, interrompendo a vida da criança e causando grande comoção na cidade e toda região. (https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/05/10/crianca-de-2-anos-solta-a-mao-da-mae-corre-e-morre-atropelada-por-onibus-apos-apresentacao-de-dia-das-maes-em-escola.ghtml). O acidente reforçou ainda mais a importância de ações de educação para o trânsito. 

Portanto, tornou-se fundamental a elaboração e implementação de um Projeto da Prefeitura voltado à educação no trânsito como uma forma de prevenir acidentes, promover a segurança e formar cidadãos conscientes e responsáveis.


3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

O objetivo geral do Projeto é promover a educação para o trânsito entre os alunos da rede municipal de São Vicente/SP, visando formar cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito, através da conscientização sobre os seus perigos e a necessidade de adoção de condutas seguras e respeitosas.

Para atingir esse objetivo, o Projeto conta com os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer aos alunos noções básicas de trânsito e regras por meio de vídeos educativos e atividades interativas de cunho teórico ofertada por agentes de trânsito;

  • Fornecer conhecimentos sobre as regras de trânsito, sinalização e condutas adequadas;

  • Proporcionar uma vivência prática em um ambiente simulado de trânsito, com diversos tipos de sinalizações, assunto as crianças hora papel de condutor, ora de pedestre, ora de agente de trânsito;

  • Ensinar, de forma recreativa, as regras e a sinalização de trânsito, com o auxílio de agentes de trânsito;

  • Estimular o compartilhamento do aprendizado com a família, incentivando práticas seguras no trânsito;

  • Promover a conscientização sobre a importância de comportamentos responsáveis para a redução da violência no trânsito.


4. BENEFICIÁRIOS

O Projeto beneficiará diretamente os alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais de São Vicente durante a semana, e aos finais de semana a atividade é estendida à população geral, que pode usufruir da mini cidade simulada e interagir com agentes de trânsito no local. 

Além disso, a comunidade escolar, os familiares e a população em geral também serão beneficiados indiretamente, uma vez que as crianças levarão o conhecimento adquirido para suas casas e disseminarão boas práticas no trânsito.

A iniciativa prevê a presença e formação de, aproximadamente, 2.070 (dois mil e setenta) alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental de 12 (doze) escolas diferentes ao longo de sua duração. 


5. DATA E LOCAL

O Projeto tem duração de um mês, tendo seu início ocorrido no dia 15 de maio de 2023, em respeito ao Maio Amarelo, e seu término previsto para o dia 16 de junho de 2023.

Ocorre de segunda a sexta-feira com duas turmas de alunos por período. A turma matutina participa do Projeto das 09h00 às 11h00 e a turma vespertina das 14h00 às 16h00.

As atividades estão sendo realizadas na Praça 22 de Janeiro, importante ponto turístico de São Vicente, a qual teve parte de seu território transformado em uma mini cidade com ruas, avenidas e sinalizações de trânsito. A praça, localizada ao lado da Biquinha de Anchieta (Patrimônio Histórico da Cidade), é de fácil acesso, sendo o ambiente propício para a vivência prática e simulada das questões relacionadas ao trânsito.

Ademais, a Praça também conta com um auditório municipal (Cine 3D) onde parte das atividades estão sendo realizadas.


6. SECRETARIAS MUNICIPAIS ENVOLVIDAS

O Projeto, devido ao seu caráter intersetorial, foi desenvolvido e está sendo executado de forma conjunta pelas seguintes secretarias municipais:

Secretaria de Planejamento e Governança (SEPLAG): Responsável pelo planejamento e organização das atividades do projeto, bem como pela articulação entre as secretarias envolvidas, e governança do projeto. 

Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB): Responsável pela instalação das sinalizações e pela orientação dos alunos durante as atividades, oferecendo agentes de trânsito capacitados para ensinar as regras de trânsito e garantir a segurança durante as atividades práticas.

Secretaria de Educação (SEDUC): Responsável por envolver as escolas públicas do ensino fundamental, promovendo a participação dos alunos, fornecendo apoio pedagógico e facilitando a integração do projeto com o currículo escolar, bem como o deslocamento das crianças da escola até a Praça 22. Além disso, a SEDUC também tem a responsabilidade de desenvolver ações que promovam na rotina escolar das crianças participantes a exploração do tema de educação para o trânsito em atividades em sala de aula. 


7. METODOLOGIA

O Projeto envolve duas etapas principais:

Etapa 1 - Apresentação de vídeos educativos e palestra.

Os alunos assistem a vídeos de curta duração que abordam noções básicas de trânsito, regras e condutas adequadas, bem como participam de palestra ministrada por dois agentes de trânsito. Essa etapa é realizada no Cine 3D, localizado na Praça 22 de Janeiro, proporcionando uma experiência audiovisual envolvente e educativa.

Etapa 2 - Simulação prática

Após a parte teórica, os alunos são conduzidos ao circuito de simulação montado na praça, onde poderão vivenciar, de forma recreativa, as regras e a sinalização de trânsito. A Prefeitura fornece patinetes (de duas e de três rodas) e equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira) para todos os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, sempre acompanhados e orientados por agentes de trânsito.

Antes de iniciar a simulação na mini cidade com os itens de proteção e o patinete, é feito um reconhecimento do local, com uma caminhada inicial, em que os agentes de trânsito junto às crianças, resgatam o que foi trabalhado na parte teórica, indicando placas e sinalizações, bem como ressaltando as condutas positivas e riscos quando descumpridas.

Ressalta-se que o Projeto também é inclusivo, uma vez que alunos com qualquer tipo de deficiência podem participar da atividade simulada, com o acompanhamento dos agentes de trânsito e dos professores presentes.

Ao final da atividade prática, os alunos recebem um Certificado de participação, a fim de levarem para suas casas e famílias os conhecimentos adquiridos, e um crachá de identificação simulando uma “carteirinha de habilitação mirim”, para que levem para casa e usem em brincadeiras no lar com com responsáveis. 


8. RECURSOS FINANCEIROS

O Projeto foi financiado através de recursos do Fundo Municipal de Transportes e de doações de parceiros privados.


9. PERTINÊNCIA 

O Projeto tem seu alto grau de pertinência devido à sua abordagem multidisciplinar e participativa, envolvendo diferentes secretarias municipais e a integração das escolas públicas. Essa cooperação intersecretarial e a inclusão da educação no trânsito no currículo escolar demonstram o compromisso do município em promover uma educação abrangente, que forme cidadãos preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades do trânsito.

Ademais, a mini cidade simulada na Praça não é restrita às atividades do Projeto. Ela fica aberta ao público nos demais horários em que o Projeto não está ocorrendo, impactando positivamente na vizinhança que ganhou mais um local de recreação e na população em geral que está observando uma das praças mais importantes do Município sendo ocupada e utilizada para a educação pública.


10. APLICABILIDADE E PUBLICIDADE

O Projeto, tendo em vista seu caráter de conscientização, está sendo bastante divulgado nos meios de comunicação institucionais da Prefeitura (site e redes sociais), a fim de chamar a atenção dos Munícipes sobre a importância da educação no trânsito.

Ademais, a iniciativa também está chamando a atenção dos meios de comunicação regionais, sendo realizadas diversas matérias e notícias em sites e programas de televisão sobre o Projeto. 

Segue, abaixo, algumas das notícias e publicações acerca do Projeto:


10. REPLICABILIDADE

O Projeto possui grande potencial de replicabilidade em outras localidades. A metodologia adotada, com a combinação de vídeos educativos, palestras  e vivência prática em um ambiente simulado, pode ser adaptada e aplicada em diferentes municípios e regiões, considerando suas particularidades e necessidades específicas.

Ademais, a parceria entre secretarias municipais é um exemplo de colaboração interinstitucional que pode ser replicado em outros contextos. A união de esforços e recursos de diferentes áreas do governo contribui para a efetividade e o sucesso do projeto, ampliando seu alcance e impacto.

Por fim, a estruturação do projeto em etapas claras e a possibilidade de integração com instituições externas, como empresas privadas, órgãos de trânsito e organizações da sociedade civil, também facilitam sua replicação. Essa flexibilidade permite a adaptação do projeto de acordo com os recursos disponíveis e as características de cada localidade, promovendo uma educação no trânsito adaptada às necessidades e realidades específicas de cada comunidade.

Diante disso, o presente Projeto pode servir como um modelo inspirador e replicável para outras cidades e municípios interessados em promover a conscientização, a segurança e a responsabilidade no trânsito, contribuindo para a formação de uma sociedade mais educada e respeitosa no trânsito.


11. INOVAÇÃO

O Projeto apresenta diversas características inovadoras que o tornam único e diferenciado em relação a outras iniciativas de educação no trânsito. Essas inovações são fundamentais para engajar os alunos, proporcionar uma aprendizagem significativa e despertar a conscientização sobre a segurança no trânsito desde cedo.

Uma das principais inovações do projeto é a criação da mini cidade simulada na Praça 22 de Janeiro. Essa ambientação realista permite que as crianças vivenciem e experimentem as situações de trânsito de forma prática e lúdica, estimulando a aprendizagem por meio da vivência. A presença de ruas, avenidas, sinalizações de solo, sinalizações verticais e até mesmo semáforo proporciona um ambiente imersivo que replica as condições reais do trânsito.

Além disso, a utilização de recursos audiovisuais, como os vídeos educativos apresentados no Cine 3D, é uma abordagem inovadora que desperta o interesse e a atenção dos alunos de maneira atrativa. Essa modalidade de aprendizado complementa as atividades práticas, transmitindo conhecimentos de forma visual e dinâmica, facilitando a compreensão das regras de trânsito e as boas práticas de condução responsável.

Além das inovações mencionadas, o projeto também se destaca pela ênfase na participação ativa dos alunos, proporcionando a eles a oportunidade de percorrer o circuito de simulação utilizando diferentes meios de transporte, como patinetes, a pé e em cadeiras de rodas. Essa abordagem inclusiva e diversificada promove a igualdade de acesso e a participação de todos, fortalecendo os princípios de respeito, solidariedade e igualdade no trânsito.

Em resumo, o Projeto se destaca pela inovação ao criar um ambiente simulado, utilizar recursos audiovisuais, promover a integração intersecretarial e fomentar a participação ativa dos alunos. Essas características inovadoras contribuem para uma abordagem educativa eficaz, despertando o interesse, a conscientização e o compromisso com a segurança no trânsito desde a infância, preparando os futuros cidadãos para uma convivência.


12. MÍDIAS DO PROJETO

Fotos, vídeos e reportagens sobre o Projeto podem ser acessados no seguinte link: https://shre.ink/maioamarelosaovicente2023





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