Localização: Campinas-SP
O Passeio Ciclístico ocorreu no dia 19 de maio de 2024 e integrou as atividades do Maio Amarelo 2024, um movimento internacional, criado para aumentar a conscientização sobre os altos índices de acidentes de trânsito, e que mobiliza o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir e implementar estratégias de segurança viária. A idealização do Passeio Ciclístico surgiu através de ligantes da Turma LX, durante o processo seletivo para a Liga do Trauma da UNICAMP.
O evento contou com a presença de pelo menos 500 ciclistas e teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre a segurança dos ciclistas no trânsito. Em um país onde os acidentes envolvendo ciclistas ainda são frequentes, eventos como este são fundamentais para a educação e a conscientização sobre práticas seguras no trânsito. Ao reunir ciclistas e a comunidade em geral, a iniciativa buscou promover um ambiente de respeito e segurança nas vias. Durante o evento, foram realizadas diversas ações educativas promovidas pela Liga do Trauma da Unicamp. Estas incluíram orientações sobre as regras de trânsito e a importância do uso de equipamentos de proteção, como capacetes e sinalizadores, bem como recomendações de segurança e de primeiros socorros para ciclistas. Além disso, foi realizada coleta de informações através de um formulário, com um QR code circulado pelos ligantes. Por meio do formulário, a liga do trauma buscou conhecer as medidas de segurança adotadas pelos ciclistas participantes do evento, a epidemiologia de traumas envolvendo ciclistas no trânsito e a percepção dos ciclistas quanto à segurança no trânsito e à infraestrutura e políticas públicas direcionadas aos ciclistas na região.
O percurso do passeio teve início na Avenida Érico Veríssimo, 500 (Centro de Convenções da Unicamp). De lá, os ciclistas seguiram por Barão Geraldo, estrada da Rhodia, Avenida Albino José de Oliveira e finalizaram na Praça da Paz, dentro do campus da Unicamp. Esse trajeto de 6,2 quilômetros e de intensidade leve foi cuidadosamente planejado para garantir a segurança dos participantes e destacar pontos estratégicos da cidade. O sucesso do Passeio Ciclístico foi resultado da colaboração entre várias entidades e organizações. A EMDEC, responsável pela gestão do trânsito em Campinas, garantiu o suporte logístico e a segurança viária. A subprefeitura de Barão Geraldo e a Prefeitura da Unicamp contribuíram com parte da infraestrutura necessária para o evento. O Projeto Alimentar, Anjos Ambulâncias, Flash Bike e Bike Tools forneceram suporte essencial, desde a assistência com ambulâncias e fornecimento de água, até a manutenção das bicicletas. A participação de 500 ciclistas e o envolvimento ativo da comunidade mostraram que eventos assim podem ter um impacto duradouro, educando e mobilizando a comunidade para um comportamento mais seguro e consciente no trânsito. Graças à Liga do Trauma da Unicamp e seus parceiros, o evento não apenas celebrou o ciclismo, mas também reforçou a importância da educação e da responsabilidade compartilhada na construção de um trânsito mais seguro para todos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.