Localização: Blumenau-SC
Cerca de 100 pessoas prestigiaram mais uma ação do SindsegSC alusiva ao Maio Amarelo, mês em que se alerta para a consciência no trânsito. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento além de ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas, é abraçado por vários países, entre eles o Brasil.
Em Santa Catarina, o SindsegSC reforça as informações a respeito da segurança ao volante e o painel realizado em Blumenau é um exemplo. Intitulado “Paz no trânsito começa por você”, o encontro contou com debates profundos sobre a responsabilidade de cada cidadão em adotar uma postura segura nas estradas, sejam motoristas, ciclistas ou pedestres. Além de informações sobre diferentes situações encontradas no dia a dia em estradas, o painel trouxe dados impactantes que serviram para corroborar com o trabalho de conscientização que o SindsegSC desenvolve ao longo do ano.
No telão, o público pode compreender tamanha importância desse tipo de evento, uma vez que no Brasil segundo dados apresentados pela Policia Rodoviária Federal, a cada 15 minutos uma pessoa perde a vida em rodovias/estradas. O recado da PRF, representada pelo policial Rafael Melati foi “escolha a paz”. Melati comparou dois ciclos: da destruição e das virtudes, ressaltando a importância da educação para um ambiente mais seguro.
O representante da Guarda Municipal de Trânsito no painel, Sérgio Bagattoli também falou em educação e destacou a necessária tomada de consciência por parte dos motoristas como ponto de virada da situação, enquanto o telão mostrava motociclista e carona utilizando sandálias de dedo.
Participantes apresentaram dados que destacam a importância da educação no trânsito
A cultura da segurança precisa estar no centro das ações, conforme pontuou o especialista em meio ambiente, gestão e educação para o trânsito, Emerson Andrade. No painel, ele contribuiu com estatísticas e reforçou os custos dos acidentes de trânsito para a sociedade, somando 50 bilhões de reais por ano (dados do IPEA) e trouxe os objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), criado em 2018 e que também reforça a educação para o trânsito como primordial.
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran SC), Atanir Antunes apresentou as atribuições do Conselho, trouxe estatísticas e citou o PNATRANS e a realização de ações nos níveis municipal, estadual e federal para diminuir o número de sinistros no trânsito.
A mediação do painel foi feita pelo diretor do SindsegSC em Blumenau, Leonardo Egert, que abriu o evento pedindo um minuto de silêncio em respeito às vítimas no Rio Grande do Sul. Ele abordou o mercado segurador e ressaltou que mais do que números e estatísticas, o propósito do painel foi demonstrar o quanto o SindsegSC, enquanto representante de empresas seguradoras, preocupa-se com vida e em estar aberto para entender, ouvir e participar da vida de comunidades em que está inserido.
No painel, o olhar da comunidade foi representado pela Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). Em nome da secretaria, Simone Gadotti chamou a atenção para a necessidade da sociedade e das autoridades em trânsito de perceber as deficiências ocultas, como as das pessoas neuro divergentes, de modo a estar melhor preparado para atuar em condições diversas. Segundo aponta o cadastro da pessoa com deficiência de Blumenau, 42% são pessoas do espectro autista, 13% têm deficiência intelectual e 11% têm deficiência física e 100% delas precisam de um olhar empático, não de pena, nem de infantilização, defendeu Gadotti.
Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras em Santa Catarina
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.