O Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e Filósofo Clínico, Guto Castro é um dos palestrantes da edição do UITP Global Public Transporte Summit in the world´s 2023. Sua conferência acontece no dia 6 de junho, em Barcelona, na Espanha, dentro da sessão “Mobilidade e transporte público eficiente para viagens ativas e seguras”.
Durante sua apresentação, o pensador vai falar sobre as experiências que realizou como observador certificado do ONSV e professor de ética e trânsito na cidade do Natal (RN). O tema central de sua conferência é uma provocação: Ética? Será um caminho para uma cultura de paz na mobilidade?
Utilizando o filósofo grego Aristóteles, Castro fundamenta sua tese na ideia de ética como felicidade – o Bem Supremo. Para ele, a ideia de segurança viária tem a ver com a felicidade de ir e vir em paz, dentro de um trânsito harmonioso. Mas, essa felicidade não pode ser construída sozinha, individualmente. De fato, deve ser uma construção coletiva inspirada em conceitos de empatia, solidariedade e respeito ao próximo assim como a si mesmo. Logo, a felicidade coletiva é maior do que o desejo de ser feliz sozinho no trânsito.
Com isso, o filósofo propõe a criação de uma cidade perfeita, um trânsito em paz, onde a convivência harmoniosa entre os pares é possível independentemente do desejo de cada indivíduo na busca pelo objetivo final, que é a felicidade.
Castro é ainda autor do projeto de lei municipal que determina a celebração do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Foi também um dos primeiros pensadores brasileiros a alertar o governo que o problema da Covid-19 é também um problema da mobilidade. “O vírus não viaja sozinho, pega carona nos corpos das pessoas. Logo, é um problema da mobilidade.”
Mas, recentemente o pensador vem realizando gestão junto ao parlamento do Rio Grande do Norte no sentido de aprovar o projeto de lei de sua autoria que ampara os órfãos e dependentes – filhos de pais e tutores mortos em acidentes de trânsito. O projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio do Deputado Adjuto Dias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.