Como parte das programações do Maio Amarelo, um grupo de 30 alunos do ensino fundamental e médio do colégio Poliedro atuou como agentes de mobilidade por um dia em São José dos Campos. Uniformizados com coletes verde florescente, eles usaram sinalizadores e cartazes para conscientizar os pais sobre a importância da segurança no trânsito. A ação ocorreu nesta terça-feira (23), na portaria do colégio, no horário de saída dos veículos, no Jardim Colinas e contou com a participação dos agentes da mobilidade.
O objetivo da ação que integra a programação do Maio Amarelo em São José é que os filhos conscientizem os pais sobre a importância de itens básicos de segurança, como o uso do cinto de segurança, os riscos de utilizar o celular ao volante e da bebida com direção.
A estudante Mariana Moura Rocha, 13 anos, moradora do Jardim Esplanada, disse que a ação foi muito legal e que aprendeu coisas novas. “Foi uma experiência muito legal. Aprendi muitas coisas que eu não sabia. E também, fica o peso na consciência dos adultos que foram multados pelas crianças Estamos sendo mais conscientes do que eles no trânsito.”
O estudante Murilo Martins Ferreira, 12 anos, morador do Urbanova, fez um alerta sobre os pais que só colocam o cinto de segurança quando percebem a presença dos agentes de mobilidade.
“Muitas pessoas seguem as regras de trânsito, só que muitas não seguem e só colocam o cinto na hora. E isso é errado, porque elas vão continuar fazendo errado”.
Quem foi multado reconheceu a importância do ensino sobre as regras de trânsito.
“Foi realmente um puxão de orelha, pois tenho uma filha na mesma idade das crianças que vieram me multar, e fiquei pensando nela. Somos exemplo e isso chamou a minha atenção para me cuidar”, disse.
Para Marina Siqueira, 45 anos, moradora do Jardim Esplanada, a ação foi válida pois ensinou as regras do trânsito na prática para as crianças. “Além de melhorar os erros dos pais, eles serão muito mais atentos e cuidadosos no trânsito do que a geração de hoje”.
Para a coordenadora de atividades educacionais do Colégio Poliedro, Viviane Toledo Gouveia, 40 anos, a ação foi importante pois os alunos podem levar para a casa o recado sobre os cuidados necessários no trânsito.
“Então são eles que corrigem os pais. E é essa a intenção, de que eles colaborem com os pais, colocando o cinto de segurança. A atividade é boa para os pais e para os filhos.”
Agentes Mirins
Ainda como parte da programação do Maio Amarelo, foram realizadas palestras e atividades recreativas sobre trânsito seguro com cerca de 200 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Nos encontros, a equipe de agentes da mobilidade conversaram com os estudantes sobre o que é trânsito, quais são as regras e quais ações podem ser tomadas para ter mais segurança.
Uma cidade lúdica de trânsito fez parte da ambientação do Colégio, com semáforo e patinetes simulando os veículos, para que os alunos entendessem sobre as regras de trânsito. Ao término da atividade, as crianças foram nomeadas “Agentes de trânsito mirim” e receberam um talão de multa infantil, com o compromisso de ajudar os agentes a verificar se todos estão cumprindo as regras de trânsito seguro."
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.