Campanha Maio Amarelo de 2023 – Detran.RJ / Governo do Estado do Rio de Janeiro
NUNCA FOI SORTE, SEMPRE FORAM ESCOLHAS
O DETRAN.RJ NO MAIO AMARELO 2023
Durante todo o ano, o Detran.RJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro desenvolvem e realizam uma série de ações educativas nas ruas e nos seus canais digitais, com o objetivo de alertar a população para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito e informar sobre os cuidados e a responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito seguro.
Em maio, quando é celebrado o Maio Amarelo, mês especial de conscientização sobre segurança no trânsito, o Detran.RJ intensifica essas ações e desenvolve campanhas específicas para aproveitar e propagar a mensagem nacional e central do movimento, proposta pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
A CAMPANHA 2023
Usando o tema central como ponto de partida, o Detran.RJ deu seu próprio olhar para o assunto e desenvolveu a campanha “Nunca foi sorte, sempre foram escolhas”.
Com a campanha, o departamento de trânsito pretendia situar o tema nacional do Maio Amarelo no âmbito estadual, estabelecendo uma conversa com os cidadãos fluminenses sobre trânsito seguro.
A estratégia da campanha era trazer o tema dentro de uma perspectiva positiva e propositiva, orientando e educando as pessoas impactadas pela ação sobre atitudes e escolhas corretas que podem salvar vidas no trânsito.
Para isso, foram propostos e desenvolvidos conteúdos com uma linguagem simples, leve e bem-humorada. Usando a linguagem e identidade visual que as pessoas estão acostumadas a ler e assistir nasredes sociais, o Detran.RJ levou para os usuários conteúdos informativos e educativos, de fácil compreensão e em diferentes formatos.
Também foram desenvolvidas ações off-line, com o objetivo de amplificar o alcance da campanha, que foi exposta em locais de grande circulação da população e em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Presidente Vargas e o Maracanã. Também iluminamos de amarelo importantes pontos do Rio de Janeiro, como a Igreja da Penha e a Roda Gigante da cidade.
A mobilização teve início em 21 de abril de 2023, data em que é celebrado o Dia da Paz No Trânsito,quando o Detran.RJ lançou nas suas redes sociais uma prévia da série Maio Amarelo. A sérieproduzida em vídeo contou a história de cinco cidadãos do estado do Rio que tiveram suas vidas transformadas por más escolhas no trânsito.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Conteúdos sobre o tema
Com o objetivo de aproveitar o alcance de suas redes sociais, o Detran.RJ preparou uma série de conteúdos informativos e educativos sobre o Maio Amarelo, segurança, responsabilidade e boas práticas no trânsito.
Com uma linguagem leve, direta, jovem e com olhar especial para o digital e as tendências que estão em alta nas redes, o Detran.RJ buscou alcançar e estabelecer uma conversa sobre trânsito seguro com o público em geral, especialmente os mais jovens que estão começando ou tem planos de começar a dirigir em breve.
Ao todo foram publicados 16 vídeos sobre o Maio Amarelo e seus temas. Os conteúdos atingiram um total 543.712 mil impressões e foram visualizados 464.138 mil vezes.
Iluminação de locais importantes e com grande circulação
Para chamar a atenção da população fluminense para o Maio Amarelo e a importância da campanha de conscientização sobre direção segura e responsabilidade ao volante, o Detran.RJ iluminou de amarelo quatro importantes pontos da capital.
Um dos principais cartões postais do país, o Cristo Redentor, foi iluminado de amarelo no dia 31/05, como um ato de encerramento da campanha em 2023.
Outros locais iluminados foram: o prédio da sede do Detran.RJ, localizado em uma das mais movimentadas avenidas da cidade, a Av. Presidente Vargas; a Yup Star, roda gigante localizada na zona portuária da cidade e um importante ponto turístico do Rio de Janeiro, visível de diversos pontos da capital; e a Igreja da Penha, mais um importante ponto turístico do estado, que fica na Zona Norte do Rio e é visível de diversos bairros da região.
Placa Ecoponte e Maracanã
Para chamar a atenção dos cidadãos, o Detran.RJestampou telões em pontos estratégicos da cidade, como o Maracanã e a Ponte-Rio Niterói, com uma mensagem criativa reforçando sobre os perigos e o alto número de acidentes e mortes que acontecem no trânsito.
A ação foi composta por três mensagens: primeiro, o espectador era impactado com o alerta para um desastre natural que geralmente causa um grande susto nas pessoas, como por exemplo: “Alerta de Tsunami!”. Em um segundo momento, o espectador é questionado se essa mensagem o assustou e em seguida ele lê a mensagem: “O trânsito mata muito mais!”. Essa última mensagem era acompanhada de outra de conscientização, como “Se beber, não dirija” ou “Respeite os limites de velocidade”.
As placas foram veiculadas no outdoor eletrônico da praça do pedágio da Ponte Rio-Niterói, uma das mais movimentadas vias do estado, com um fluxo diário de 150.000 carros. Outro local de exposição foi o telão do Maracanã durante a partida entre Flamengo e Cruzeiro, que foi assistida por mais de 15 mil pessoas.
Série com depoimentos
O DetranRJ produziu e publicou em suas redes sociais a série “Maio Amarelo”, que contou cinco histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por conta de acidentes de trânsito.
Os personagens eram Wallace, que perdeu a mãe atropelada por um motorista alcoolizado; o casal Vinicius e Yasmim, que perdeu o filho em um acidente de carro causado por outro veículo em alta velocidade; e Andressa, que perdeu o marido motoqueiro em um acidente causado pela imprudência de outro motorista. Completando a série, Danielle contou como ficou tetraplégica após um acidente causado por seu namorado que havia ingerido bebida alcoólica e Bruno relatou como foi parar em uma cadeira de roda após um acidente causado por ele mesmo aos 18 anos, enquanto dirigia uma moto.
Além de contarem as suas histórias, os personagens falaram sobre como essas pequenas escolhas causaram um grande impacto em suas vidas, aproveitando o mote da campanha. No final, eles passaram uma mensagem de conscientização para o público.
A série com quatro episódios em vídeos foi publicada na primeira semana de maio e visualizada por mais de 500 mil pessoas.
PARCERIAS PARA AMPLIFICAR A MENSAGEM
Como forma de levar a mensagem do Maio Amarelo para além da sua base de seguidores e usuários, o Detran.RJ estabeleceu parcerias com outros órgãos, institutos e secretárias. Foram eles:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.