O celular já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Sem dúvida, o aparelho trouxe muita praticidade nas comunicações. O problema é quando o uso se torna descontrolado, um verdadeiro vício. A combinação celular e volante pode acabar em tragédia.
Muito se fala sobre o abuso de álcool ao volante como a principal causa de acidentes no trânsito, mas a ocorrência de acidentes com o uso de aparelho celular é cada vez mais crescente, inclusive em acidentes graves.
O uso do celular no trânsito é um dos estímulos mais perigosos, pois interfere na atenção, dificulta a detecção de obstáculos nas vias, a visualização de pedestres e retarda a ação em casos de riscos de acidente. Utilizar o aparelho enquanto dirige põe a vida do motorista em risco, a dos pedestres e demais condutores.
“Dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto a ingestão de álcool! Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%. Os estudos revelam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante”, afirma o especialista em Segurança do Trabalho da Prefeitura de João Neiva Francisco de Assis de Sousa.
O trânsito demanda dos condutores a atenção difusa, de forma a perceber com rapidez aos inúmeros estímulos existentes como: pedestres, demais veículos, animais, buracos, sinalização, galhos, objetos na via. Ao se distrair com mensagens no celular, o motorista acaba perdendo boa parte da concentração necessária para dirigir.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.
Além de inúmeros prejuízos em casos de acidentes, o uso do celular também gera multa. O Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do aparelho ao volante.
A solução para evitar acidentes causados pelo uso de celular é simples: Deixe para atender uma ligação ou responder uma mensagem assim que chegar ao local de destino ou pare o carro em local apropriado para atender a demanda. Uma atitude simples, mas que pode evitar muitas tragédias. Será que aquela ligação ou notificação das redes sociais é tão importante a ponto de você colocar a sua vida e a dos outros em risco? Pense nisso.
Observatório divulga tema do Maio Amarelo 2025
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove neste Dia Nacional do Trânsito (25), o lançamento oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2025.
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.