Localização: Catalão-GO
Neste ano de 2024, para realização das ações de forma coordenada, foi firmada parceria da Universidade Federal de Catalão com a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão – SMTC e o Centro de Formação de Condutores Três Poderes. Esta união permitiu a realização de ações planejadas que proporcionaram maior visibilidade na cidade, além de despertar em diversos setores o interesse em aderir ao movimento.
As primeiras ações do mês foram voltadas para crianças de 8 e 9 anos de idade em seis escolas públicas e privadas de Catalão e Três Ranchos as participações do presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Estado de Goiás, senhor Paulo César Gomes, e do Palhaço Pirracinha com o show “Bãotorista e Mautorista”.
A professora Marília Gabriela Alencar de Morais participou de uma sessão na Câmara Municipal de Catalão com o objetivo principal de alertar os presentes para os números de sinistros de trânsito e suas consequências no mundo e no cenário de Catalão e incentivar o envolvimento dos vereadores e vereadora em ações políticas potenciais no tema.
Foram realizadas duas palestras para discentes do Curso de Engenharia Civil da UFCAT e estão agendadas outras que ocorrerão nos meses de junho e julho para alunos dos 8º e 9º anos do ensino público e privado e para 120 funcionários do setor de construção civil em um grande polo gerador de viagens que está sendo construído na cidade. As palestras que ainda ocorrerão nas escolas serão realizadas no contexto de um grande concurso municipal que será instituído para emissão dos resultados na Semana Nacional do Trânsito no mês de setembro.
Com a parceria com o CFC Três Poderes, foram instalados em pontos estratégicos da cidade dois outdoors para chamar a atenção dos pedestres, ciclistas e condutores para o Movimento Maio Amarelo. Ainda no intuito de comunicação, avaliando as diversas ações voltadas para o público jovem, bem como a busca por uma adequação à realidade de uma cultura social fortemente digital, foi criado um perfil no Instagram (@ideia.transportes) para iniciativas de conscientização utilizando este meio de comunicação. Ainda neste contexto, foram acordadas com as duas principais rádios da cidade um quadro mensal, com participações semanais, sobre o tema. Catalão é um município com forte cultura de acompanhamento das rádios locais, por isso uma forma bastante efetiva de atingir público em massa.
No dia 18 de maio foi realizado no Catalão Shopping uma tarde com show do Palhaço Pirracinha e no dia 25 de maio aconteceu a maior ação, principalmente considerando o número de órgãos e instituições que se uniram em prol da causa. O Dia D do Maio Amarelo aconteceu em uma praça da cidade e contou com música ao vivo com Mannu Gama, quatro tipos de brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e muitos brindes. Fizeram parte deste evento: Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar de Goiás – PM, Bombeiro Militar de Goiás – BBM, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Estradeiros do Bem (grupo de motociclistas), SEST/SENAT, Secretaria de Saúde de Catalão, Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano – Adisgo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão – SEMMAC, Programa Vida no Trânsito – PVT, Vli Logística, Grupo Triauto, Grupo Transduarte, Fórmula R – Honda, Futura Pneus, Rapa do Tacho, Paradise Bikes, Karona, Posto Mais, Casa das Motos, Center Modas e Sonho Mágico Festas; sob a organização do Grupo IDEIA – UFCAT, CFC Três Poderes e Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão - SMTC. Na ocasião, os Estradeiros do Bem fizeram uma simulação de sinistro envolvendo motociclistas com apoio do SAMU e do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi alertar os usuários para a importância do uso de dispositivos de segurança e respeito as leis de trânsito.
A proposta do dia 26 de maio foi a realização de um jogo de tabuleiro humano para crianças de até 10 anos: o Trânsito Kids, desenvolvido por discentes do Curso de Engenharia Civil da UFCAT no ano passado e aperfeiçoado pelos discentes de 2024. Nele, a criança, “vestida” de carro, “dirige” em um trajeto da sua casa até o shopping tendo que se atentar a alguns parâmetros como velocidade da via (limite de 5 casas, sendo que o dado permite até 6), semáforos, travessia de pedestres, ciclistas, lombada e uma passagem em nível com cruzamento do trem. Antes de jogar o dado, no início da brincadeira, coloca-se o cinto de segurança e a criança é orientada a alertada sobre todas as cenas para as quais deve se atentar ao “dirigir”. Caso uma infração seja cometida, um(a) discente vestido(a) de agente da SMTC adverte o(a) motorista com uma multa e a penalização de voltar uma casa no tabuleiro. A cada parte do trajeto, as crianças são relembradas sobre as questões que devem ser observadas e respeitadas quando se dirige. Ao chegar ao destino, cada participante é convidado(a) a estacionar seu veículo. Para isto, foram confeccionadas três vagas de estacionamento, sendo duas prioritárias (60+ e pessoas com deficiência) e a terceira não, com o objetivo de apresentar a importância do respeito a esta regra. Ao final da brincadeira, todos(as) recebem uma “CNH Kids” personalizada com o seu(sua) personagem favorito(a) e acompanhantes são convidados(as) a tirar fotos da criança no painel de moldura “dirigindo” um ônibus do Movimento Maio Amarelo.
A união de diferentes esferas dos poderes público e privado em prol da segurança no trânsito foi a verdadeira representação do que é o Movimento Maio Amarelo: toda a sociedade unida por uma causa maior, que é a vida. Que cada ação proposta, planejada e realizada neste mês de maio de 2024 em Catalão seja inspiração para que diversas pessoas reflitam sobre seus comportamentos e decisões no trânsito e percebam como uma simples ESCOLHA pode ser responsável pelo futuro de várias VIDAS.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.