Envie suas ações

Maio Amarelo: abertura tem reflexão e troca de experiências sobre o trânsito

Escrito por Maio Amarelo

06 MAI 2023 - 12H10 (Atualizada em 09 MAI 2023 - 10H05)

Prevenir e conscientizar sobre os acidentes de trânsito é o objetivo central do Movimento Maio Amarelo que, na capital, teve sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira (5). O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Vitória, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, de autoridades, especialistas, servidores, entre outros.

A campanha tem como objetivo que, até o final do mês, sejam feitas ações de orientação para reflexão sobre os milhares de acidentes de trânsito que provocam prejuízos, sequelas físicas, mortes, traumas e muito sofrimento.

Segundo o prefeito Pazolini, o comportamento das pessoas no trânsito é determinante para que se previna ocorrências que impactam diretamente a vida das famílias que sempre são surpreendidas, muitas vezes por tragédias. Para o gestor, quando discussões como ocorrem no Maio Amarelo são estimuladas e exemplos concretos são expostos fica claro que o alerta precisa estar ligado e ações efetivas consolidadas.

"Acredito que desde bem jovens e, ainda em casa, crianças e adolescentes precisam pensar sobre os perigos no trânsito. A responsabilidade é de todos. Desde que todos nós acordamos no dia a dia temos contato com alguma via e devemos ter consciente sobre como nos posicionar diante dela. Os riscos sempre existirão e devemos conhecer e, principalmente, respeitar leis e normas que existem justamente para nos preservarmos", destacou Pazolini.

O prefeito destacou o tema deste ano: "No Trânsito, Escolha a Vida!". Ele disse que serão diversas ações e momentos planejados para que as pessoas debatam, aprendam e se sensibilizem. "No trânsito somente com união dos diversos atores envolvidos as estatísticas serão mais otimistas e tenho de acreditar nisso e nas equipes do município do planejamento operacional até a educação", frisou.

Prevenção

Durante a abertura do evento,  Josimar Amaral, especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito e em Logística e Transportes, disse que, nos últimos anos, foram perdidas inúmeras oportunidades para que a prevenção de acidentes estivesse no escopo central de políticas públicas.

Porém, para o especialista, a sociedade nunca debateu e discutiu tanto sobre trânsito. Ele explicou que a informação circula melhor, as pessoas estão mais críticas e gestores já percebem que o tema segurança no trânsito não pode mais estar em planos que não sejam prioritários.

"Quem atua diretamente na gestão pública de trânsito e transporte não pode ser amador. Tem de entender da área, estar nas ruas, conhecer as leis, ter compromisso com a causa e amor à vida. Sou otimista e acredito que com educação desde o primeiro contato com a família e a escola as pessoas precisam compreender que ruas e avenidas precisam ser lugar de harmonia, não de tensão, revolta ou mesmo luto", opinou.

Ações

Neste mês, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) realizará ações de educação próximo a faixas de trânsito, junto aos taxistas, em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e em parques da cidade. Haverá, ainda, atividades integradas e lúdicas e apresentações de teatro, Transitolândia, entre outras ações. A Guarda Municipal também está com uma série de ações educativas e de fiscalização. 

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a engenharia, a fiscalização e a educação formam o tripé necessário para que resultados positivos sejam alcançados e sustentados.

O gestor destacou a necessidade das diversas pastas se comunicarem. "A transversalidade deve ser valorizada numa área densa e complexa. Trânsito e mobilidade possuem uma ligação direta com saúde, desenvolvimento, meio ambiente, obras, enfim, não pode e nem deve serem avaliados sós e temos essa preocupação na rotina da secretaria", enfatizou Alex.

Confira a programação:

Cinto de segurança

•Na próxima segunda (8), das 7 às 13 horas, em Jardim da Penha (praça do Epa), haverá conscientização sobre o uso da cadeirinha e do cinto de segurança. Nesta quarta-feira (10), das 7h30 às 13h30, no Sesi de Tabuazeiro, tem esquete teatral e transitolândia.

•Na quinta-feira (11), das 9 às 10 horas,  no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simôes, que fica em Santa Teresa, haverá a transitolândia, assim como na sexta-feira (12), no Sesi de Tabuazeiro.

•No sábado (13), das 7 ás 13 horas, na Praça de Caratoíra, conscientização sobre o uso de cinto de segurança e cadeirinha para os pequenos.

•No dia 15 de maio, das 13 às 14 horas, em São Geraldo, Cariacica, na Escola Balão Mágico, técnicos da Setran farão esquete teatral.

No dia 17, das 7 às 13 horas, motociclistas receberão orientação e folhetos no bolsão de estacionamento do Bob's, na Praia do Canto. No dia 21, das 8 às 12 horas, no Parque Moscoso, haverá esquetes de teatro.

Palestra

Dia 22 de maio, das 7 às 13 horas, no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua João da Cruz, trabalho de orientação sobre o uso do celular. Dia 23, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, palestras com professores no Cmei Georgina da Trindade.

Dia 24, das 9 às 11, em Gurigica no Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli esquete teatral e, dia 25, em Bento Ferreira, das 9 às 11 horas, trabalho de orientação sobre Conversão Livre à Direita.

Motociclistas

•Na sexta-feira, dia 26 de maio, das 9 às 11 horas, no Forte São João, na altura do Colégio Salesiano, ação integrada Sest/Senat de conscientização de motociclistas.

•No sábado, dia 27, das 8 às 11 horas, em Nova Palestina, transitolândia.

Dia 29, das 9 às 11 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, orientação Trânsito Livre à Direita. Dia 30, das 19 às 20 horas, em Bomfim, ação transitando na comunidade e, por fim, quarta-feira (31), em São Pedro I, no Supermercado Ovelha, ação com a comunidade.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) também preparou uma série de ações que ocorrerão durante todo mês de maio. As atividades estão focadas nos 4 eixos operacionais de fiscalização e de conscientização: fiscalização de alcoolemia e demais substâncias psicoativas; fiscalização de motocicletas (capacete, calçado e itens obrigatórios); fiscalização de cinto de segurança e transporte de crianças e fiscalização de aparelho de telefone celular. As, equipes estão preparadas para realizar um trabalho preventivo e repressivo nas vias da cidade.

Lesões

No Brasil, de acordo com o Programa Vida no Trânsito, as lesões decorrentes de acidentes no trânsito foram responsáveis, em 2020, por mais de 190 mil internações nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais conveniados.

Os motociclistas são os envolvidos em lesões de trânsito com consequências mais graves. Além dos custos hospitalares, o maior valor estimado é referente à perda de produção das pessoas (41,2%), causando o empobrecimento das famílias e em caso de morte, os custos recaem sobre a previdência social.

Em 2022, 26 munícipes de Vitória perderam a vida devido a lesões causadas por acidente de trânsito. Isso significa que, a cada 100.000 habitantes da capital, sete foram a óbito devido a essa causa. Em 2021 e 2020, foram registrados 24 e 30 óbitos de munícipes, respectivamente.







Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.