A luta por um Recife ainda mais plural, inclusivo, acessível e que promova o encontro de pessoas: essa é a ideia que norteia o Manual de Desenho de Ruas do Recife - Desenhando Ruas para as Pessoas, lançado na terça-feira (23.05), pela Prefeitura do Recife. O documento foi construído entre vários órgãos que gerem a mobilidade do Recife - CTTU, Instituto Pelópidas Silveira e contou, ainda, com a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da GDCI, referência mundial em mobilidade urbana. O manual é previsto no Plano de Mobilidade do Recife e estabelece diretrizes para o desenho de ruas da cidade, priorizando as vias para pedestres e ciclistas, seguidas dos transportes públicos, veículos de passeio e veículos de carga. O principal compromisso é o de construir uma cidade focada nas pessoas. O manual completo está disponível no site cttu.recife.pe.gov.br.
O estudo foi lançado no evento Caminhos Sustentáveis, que aconteceu no auditório do Museu do Artesanato, no Bairro do Recife, e reuniu técnicos, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil. O manual é fruto de ampla discussão com várias esferas para fazer das ruas da cidade espaços mais seguros, sustentáveis e agradáveis. O encontro teve participação dos gestores Carlos Muniz, Secretário de Política Urbana e Licenciamento, e Taciana Ferreira, presidente da CTTU, além dos consultores Francisco Cunha (TGI) e Eduardo Pompeo, da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI em inglês).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.