Localização: Fortaleza-CE
A campanha Maio Amarelo da Altavia teve como foco os motociclistas, em especial os entregadores de aplicativo. O tema proposto abordou as problemáticas do cotidiano de trabalho desse grupo, que atualmente integram a imensa maioria do número de acidentes de trânsito. Segundo apontado pelo relatório do Laboratório de Estudos do Movimento, do Hospital das Clínicas da USP, esses números chegam a valores alarmantes, onde os motoqueiros representam até 80% dos novos sinistros registrados no trânsito do ano de 2022 para cá. Antes da chegada dos aplicativos de entrega e transporte de passageiros, esse número era de apenas 20%. No mesmo relatório, consta que atualmente cerca de 60% a 70% dos internamentos de pacientes em estado grave no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC da USP, são de motoristas que trabalham com aplicativos de entrega.
Tendo esses números em vista e buscando mudar essa realidade, nossa campanha percorreu as ruas de Fortaleza coletando depoimentos e histórias reais de motociclistas que já passaram por alguma dificuldade, susto, ou mesmo se envolveram em acidentes de trânsito, abordando o assunto de maneira mais leve e informal, com linguagem própria das redes sociais, se aproveitando das características regionais do bom humor cearense. Batizamos o quadro de "Escapei Fedendo", bordão característico do estado do Ceará que é usado como força de expressão após se vivenciar e superar uma situação de risco, trazendo alívio cômico para um tema que pode ser pesado.
Além do quadro "Escapei Fedendo, a campanha foi complementada com publicações de uma série de postagens em nossas redes sociais, trazendo conteúdos informativos e educacionais, como estatísticas de trânsito, dicas e reflexões sobre o tema, lançando luz sobre os problemas abordados e se alinhando com o lema nacional deste ano, "A paz no trânsito começa por você".
A campanha Maio Amarelo da Altavia buscou promover os seguintes pontos com através de suas ações:
1. Conscientização sobre segurança no trânsito: Educar o público sobre os riscos e consequências de comportamentos perigosos no trânsito, como o uso do celular ao conduzir, excesso de velocidade, consumo de álcool, ausência de capacete, entre outros.
2. Engajamento da comunidade: Incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da segurança no trânsito, por meio de compartilhamento de informações, dicas e experiências pessoais relacionadas à segurança viária.
3. Mudança de comportamento: Inspirar as pessoas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito, como usar o capacete, respeitar os limites de velocidade, estar atento a sinalização, entre outros.
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