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Encerramento Maio Amarelo em Campinas

Escrito por Maio Amarelo

05 JUN 2023 - 15H00 (Atualizada em 05 JUN 2023 - 23H21)

Com uma média de mais de uma ação por dia ao longo do mês, além de projetos realizados em 15 escolas, o movimento Maio Amarelo 2023 chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 31 de maio. Marcando o encerramento do movimento de conscientização pela segurança viária, um encontro reuniu cerca de 150 pessoas no Centro Universitário Salesiano de São Paulo em Campinas (Unisal), onde foi apresentado o balanço das ações e duas palestras foram ministradas.

O evento foi realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Transportes (Setransp), que organizam o Maio Amarelo em Campinas, e contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e do Unisal. 

A mesa de abertura reuniu o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente da Câmara, Luiz Rossini; e o padre Roque Luiz Sibioni, gerente da unidade Campinas do Unisal.

Riverete destacou a empatia promovida pelas ações, que envolveram diversos atores da mobilidade urbana. “Acho que esse Maio Amarelo foi isso: os ciclistas se colocaram no lugar do motorista; o motorista de ônibus se colocou no lugar do ciclista; o pedestre soube a importância de respeitar o semáforo; o condutor de veículo, de respeitar a sinalização; e os jornalistas, a importância do trabalho de fiscalização e obras de geometria”, destacou.

A atuação dos profissionais no dia a dia das ruas de Campinas foi lembrada pelo presidente da Câmara. “Os agentes da mobilidade precisam ser vistos pela sociedade como anjos da guarda”, defendeu Rossini. “Às vezes, é mal compreendido pelo cidadão, mas ele não tem a noção que a atuação destes profissionais visa exatamente proteger as vidas”.

Balanço do Maio Amarelo 2023

O resumo das atividades do mês foi apresentado por Mariangela Marini, coordenadora do processo de Educação e Cidadania, da Emdec. Confira números do Maio Amarelo:

38 ações presenciais (sem contar projetos nas escolas); realizadas nas ruas, universidades, empresas, bares e restaurantes, entre outros;
15 escolas receberam projetos, com participação de 1,1 mil estudantes; 
- Mais de 7,2 mil pessoas participaram diretamente das ações, sem contar os atingidos indiretamente.

César Urnhani e Iniciativa Bloomberg abordaram segurança viária

Os participantes puderam assistir a duas palestras: Diogo Lemos, coordenador executivo da BIGRS, abordou “O papel do comportamento humano na construção da Visão Zero e Sistemas Seguros”; e o piloto, instrutor e apresentador César Urnhani falou sobre “Condução Consciente”.

Apresentando iniciativas que resultaram em mais segurança viária em cidades como Fortaleza (CE), Diogo Lemos explicou que a BIGRS vem atuando em parceria com Campinas para alcançar o mesmo objetivo. Como exemplo deste trabalho, mostrou intervenção realizada pela Emdec na Avenida John Boyd Dunlop, para facilitar a travessia de pedestres em ponto de grande interesse da população que circula pela via.

“Sem prejuízo nenhum da população, pois o projeto pensou uma mobilidade integrada, foi colocado um sistema semafórico com um conjunto de travessias para pedestres, acolhendo justamente esse movimento”, destacou o coordenador executivo. Lemos também lembrou a importância de pensar que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e de integrar e prever o erro humano nos projetos de mobilidade, para evitar sinistros (acidentes).

Já Urnhani usou uma linguagem bem-humorada para fazer a plateia refletir sobre comportamentos seguros no trânsito. O uso do cinto de segurança, do freio e a necessidade de mudar hábitos foram destaque em sua fala. “Direção defensiva não evita acidente. Quem evita acidente é a direção preventiva. É você se antecipar ao que pode acontecer. Isso é que salva vidas”, ressaltou, lembrando que em momentos de emergência o corpo atua e responde de forma diferente, devido ao susto passado na situação.

E deixou um conselho aos participantes: sempre começar o dia 15 minutos antes do normal, para evitar a pressa, componente tão presente em sinistros, e levar para as ruas gentileza e cordialidade. “Quem está adiantado não tem pressa. É quando você enxerga as pessoas, você entende o sentido. A vida só é boa quando você é bom”.






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