Envie suas ações

CAMPANHA DE TRÂNSITO – MAIO AMARELO EM MARAVILHA-SC

Escrito por Maio Amarelo

15 MAI 2023 - 11H37 (Atualizada em 15 MAI 2023 - 19H13)

CAMPANHA DE TRÂNSITO – MAIO AMARELO

UM POUCO SOBRE NOSSO CLUBE

Em geral, LEO Clube pode ser definido como um clube de serviço e um programa oficial de Lions Clubs International, com o objetivo de oferecer aos jovens, de 12 a 30 anos, de todo o mundo, oportunidades de desenvolvimento e contribuição individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade. Sendo uma parte integral da rede que constitui Lions Clubs International, os LEO Clubes também possuem sua própria rede global de mais de 7.684 clubes e 180.731 associados reportados em mais de 153 países e territórios (conforme os dados de 25/03/2022). 

Os LEO Clubes proporcionam, aos associados, companheirismo e crescimento pessoal que advém da participação em projetos de serviços comunitários, funções sociais e atividades voltadas ao desenvolvimento de liderança. Essa participação permite que os jovens cresçam como indivíduos e como líderes, desenvolvendo novas habilidades e perspectivas, sentimento de autovalor, amizades, além da contribuição ao desenvolvimento profissional e networking. À medida em que os jovens se tornam membros ativos da comunidade, ingressam em uma família global tornando o mundo um lugar melhor através das inúmeras campanhas realizadas nos mais diversos eixos.

O LEO CLUBE ÔMEGA MARAVILHA foi fundado em 1989 e pertence à região A do Distrito LEO LD8. Atualmente conta com aproximadamente 60 participantes e é uma das entidades mais ativas do município de Maravilha/SC. 

A CAMPANHA

A tradicional Campanha de trânsito do LEO CLUBE ÔMEGA MARAVILHA acontece anualmente e já é muito conhecida pela população maravilhense. Neste ano de 2023 a campanha aconteceu no dia 13/05, véspera do dia das mães, data em que há muita circulação de pessoas pelo centro da cidade.

A campanha foi realizada no mês de maio devido à existência do MAIO AMARELO, Movimento Internacional de conscientização para redução de sinistros e óbitos no trânsito. Com a campanha, o clube teve o objetivo de surpreender e conscientizar a população local sobre a importância de se cumprir as leis de trânsito, desencorajar os motoristas a praticarem os perigosos costumes do dia a dia, como exceder os limites de velocidade, usar o celular ao dirigir ou ingerir bebida alcoólica quando conduz um veículo e incentivar a mudança de comportamento ao volante.

Em um dos pontos da cidade, na calçada da Av. Sul Brasil, foram expostos três grandes celulares, mostrando mensagens enviadas por jovens que morreram devido ao envio de mensagens de texto enquanto dirigiam. Um cartaz na parte de trás de cada telefone explica como cada motorista faleceu e para quem eles estavam enviando mensagens de texto. Nesse sentido, se teve esperança de que a população reconhecesse os riscos associados à direção e ao uso do telefone celular e as possíveis consequências, antes que seja tarde demais.

Em um segundo ponto da cidade, em uma das vagas de estacionamento da Av. Araucária, foi exposto um caixão (de verdade), com uma faixa contendo a frase “VAGA RESERVADA PARA CONDUTORES ALCOOLIZADOS.” O objetivo desta exposição foi surpreender e chamar a atenção das pessoas para os elevados índices de mortes causadas pela relação entre consumo de bebidas alcoólicas e a condução de um veículo.

Em um terceiro ponto da cidade, na esquina entre a Av. Araucária e a Av. Sul Brasil, foi exposta uma estrutura em madeira representando um velocímetro. Neste velocímetro, foram colocados símbolos que exemplificavam as possíveis consequências causadas pela ultrapassagem dos limites de velocidade, como por exemplo uma fratura, o uso da cadeira de rodas, uma pessoa em coma, ou até mesmo a morte. Neste terceiro ponto, o objetivo é chamar a atenção das pessoas para os elevados índices de mortes causadas pelo excesso de velocidade no trânsito.

Em cada um dos três locais, foram expostos também cartazes contendo dados estatísticos sobre os acidentes de trânsito a nível estadual e nacional. Ainda, em cada um dos três pontos, foram distribuídos modelinhos personalizados de “lixocar” contendo mensagens que reforçam a ideia da conscientização. O lixocar foi desenvolvido pois é algo que fica dentro do veículo, levando a mensagem da campanha para além do dia da realização da campanha. Além disso, o simples material de TNT leva consigo a ideia de descartar o lixo no local correto, contribuindo para o bem-estar do meio ambiente.

A campanha foi planejada pelos membros do LEO Clube Ômega Maravilha durante três meses, com muita organização e pensando nos mínimos detalhes. Foram elaborados ofícios para obter o aceite da polícia militar e do departamento de trânsito do município, firmado parcerias com uma funerária para o empréstimo do caixão. Ainda, teve-se o cuidado de entrar em contato com os proprietários do comércio para que o material fosse exposto sem nenhum problema. Durante alguns dias, o material foi confeccionado na sede do clube através da ajuda de muitas pessoas. A campanha mais do que atingiu as expectativas, tendo inúmeros feedbacks positivos do público-alvo. Ficamos muito felizes em realizar a campanha e contribuir, mesmo que de forma simples, para com a comunidade!







Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.