Localização: Recife-PE
Este projeto desdobrou-se a partir de ações disciplinares nas aulas de Português e História. Contou com orientação das professoras Sandra e Valéria Santos. Foi ao encontro de decisões globais, que em 2011, passaram refletir o trânsito e suas ocorrências como uma questão de ordem mundial, assim criando o Movimento Maio Amarelo com metas para um bem viver coletivo por uma década.
De fato, essa ação foi-nos demandada, pela Gerência Regional Norte, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Por meio de material didático, no formato de apostila, disponibilizado pela coordenação escolar, nós iniciamos a mediação dos conteúdos, propostos pelos planos de aulas, nos 6º anos . Como objetivo mais geral buscamos alargar o conhecimento da comunidade escolar sobre o transito, como uma prática social de responsabilidade coletiva. Como objetivos específicos incitamos os discentes à pesquisa, escrita e leitura do CTB e também para pensarem o trânsito da nossa cidade como uma realidade complexa que afeta o dia a dia de todos. Esse projeto do justifica-se pela necessidade imperiosa de que se possa reverter os índices negativos dos acidentes no trânsito.
A ação educativa nas idades do Ensino Fundamental - Anos Finais, pode semear o cuidado responsável nesses jovens, para a transformação destes em "bons ancestrais". A metodologia usada foram aulas expositivas e dialogadas, com o uso de textos escritos, iconografias e narrativas autorais dos alunos e alunas. Houve ainda a produção de pôsteres ilustrativos com parte das produções de sala de aula e materiais disponibilizados pelo ONSV, parceiro destas ações.
Por fim, a
culminância foi corroborada pela palestra do Professor Emanoel Silva,
representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco. As considerações finais
apontam para resultados positivos a medida que foi possível observar o
engajamento das comunidades escolar, e também quantificar as produções
pedagógicas dos participantes.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.