Renovação

Divinópolis/MG renova adesão ao programa Município Laço Amarelo

Desde 2020, a colaboração com o programa Laço Amarelo tem fortalecido as ações educativas e contribuído para a redução de sinistros e vítimas no trânsito

Escrito por Laço Amarelo

14 ABR 2025 - 14H50

O município de Divinópolis, localizado próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, renova parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e reforça mais uma vez seu compromisso com a conscientização e a segurança no trânsito brasileiro.

Divinópolis, localizada no centro-oeste de Minas Gerais, foi fundada em 13 de janeiro de 1767 por cinquenta famílias lideradas por João Pimenta Ferreira, inicialmente com o nome de Paragem da Itapecerica. Em 24 de março de 1770, o povoado passou a se chamar Espírito Santo da Itapecerica, após a doação de terras à igreja pelo sertanista Manoel Fernandes Teixeira. A chegada da Estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 impulsionou o desenvolvimento industrial da região, especialmente nos setores siderúrgico e metalúrgico. Em 1º de junho de 1912, o município foi oficialmente instalado com o nome de Divinópolis, em homenagem ao Divino Espírito Santo. ​

Atualmente, Divinópolis é um importante centro econômico e cultural de Minas Gerais, destacando-se nos setores têxtil, metalúrgico e de serviços. Com uma população estimada em aproximadamente 242.328 habitantes, sendo o município mais populoso do oeste mineiro e o décimo mais populoso do estado. Sua localização estratégica, a cerca de 110 km de Belo Horizonte, e a presença dos rios Itapecerica e Pará contribuíram para seu crescimento e importância regional.

​Ao renovar sua adesão ao programa Município Laço Amarelo, Divinópolis reafirma seu compromisso com a segurança viária e a responsabilidade social. A parceria permite à cidade disseminar campanhas educativas por meio de diversos canais, como redes sociais, site da prefeitura e aplicativos de mensagens, ampliando o alcance das ações de conscientização. O secretário municipal de Trânsito, Lucas Estevam, destaca que o programa tem sido fundamental para engajar a população e promover uma cultura de prevenção no trânsito.

“Antes da gente ter o Laço Amarelo, as pessoas não conheciam nenhum programa com relação à segurança viária, não conheciam o Maio Amarelo, por mais que a gente fizesse todas as campanhas, isso reacendeu na população. Agora, a população sabe das campanhas que a gente faz mensalmente”, comenta Lucas Estevam.

Conheça o município que apoia a iniciativa de responsabilidade social e une esforços com o Observatório para promover uma mobilidade mais humana e segura:

Saiba como aderir a este seleto grupo de organizações que defendem a causa do trânsito!

Acesse: onsv.org.br/lacoamarelo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laço Amarelo, em Renovação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.