Quais são os riscos de sairmos a pé de casa para qualquer atividade? Você sabe?
A princípio, nenhum risco. Porém, são os pedestres as principais vítimas do trânsito em muitos Estados do país. Ou seja, morre muito mais quem está a pé do que quem está de carro, de moto ou de bicicleta.
Andar a pé requer cuidado, atenção e principalmente, obediência as regras. É claro que, quem está numa cidade pequenininha terá atenção diferente de quem está numa cidade com mais veículos e pessoas. Mas, será que, mesmo nas pequenas cidades, podemos descuidar e nos distrair enquanto estamos caminhando? A resposta é: não!!
Assim como há regras para quem está em um veículo, você que vai a pé, também precisa cumprir o que diz a sinalização para não se colocar em risco. Mas, você sabe quais são os riscos? O principal deles é, ao andar na rua, escolha a calçada ou, se não houver calçada, ande na lateral da rua.
Ao atravessar a rua, pare, olhe para os dois lados e procure uma faixa de pedestres. Mesmo que a mão de direção seja só em um sentido, olhe sempre para os dois lados. Muitos acidentes com bicicletas, acontecem porque a bike vem na contramão da direção e o pedestre só olhou para o lado onde vinham os carros.
Caso não tenha uma faixa de pedestre por perto, nunca atravesse uma rua próximo à esquina. O veículo que fizer a conversão, não terá tempo de frear, caso você esteja no meio da rua. Ele pode não lhe ver a tempo de parar o carro.
Outra dica importante é: nunca atravesse a rua saindo de trás de árvores, caçambas, carros estacionados, postes ou qualquer outro objeto grande que possa esconder você. Lembre-se, no trânsito precisamos ver e ser visto. E quando houver um semáforo, espere ficar vermelho para os carros e só depois que o primeiro veículo parar, você começa sua travessia segura.
Não se distraia. O ideal é que você não use o celular enquanto estiver caminhando. Celular é inimigo do trânsito e não é só para quem está dirigindo não! É para quem está pedalando ou caminhando. A distração é a maneira mais fácil de você se envolver em um acidente.
Agora, se você caminha a noite, procure estar com roupas claras. É preciso que todos lhe vejam, esteja você de moto, em um carro ou num veículo grande como ônibus e caminhão.
Se você seguir as regras, não se distrair, ver e se fazer visto é bem provável que você nunca se envolva em um acidente. No trânsito, perceba o risco. Proteja a vida!
Foto de Aiman Khair Samsol Hairi no Pexels
Transportadora Francisconi adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Transportes Francisconi, uma empresa que opera no mercado nacional de transporte, aderiu ao Programa Empresa Laço Amarelo, uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura de segurança viária no Brasil.
Autoescola São Cristóvão adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A rede de autoescolas São Cristóvão, situada no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, intensifica seu compromisso com a segurança no trânsito ao aderir ao programa Empresa Laço Amarelo e se unir ao Observatório Nacional de Segurança Viária.
EPR Vias do Café apresenta programa Laço Amarelo a colaboradores
A EPR Vias do Café, referência no setor de concessões rodoviárias e investimentos em mobilidade, apresentou no final de outubro aos seus colaboradores o programa Laço Amarelo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.