Pedro Leopoldo/MG investe em iniciativas de Educação para o Trânsito
O município de Pedro Leopoldo, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, adere ao programa Município Laço Amarelo – desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária -, com o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a educação para o trânsito e conscientizem a população para as questões da segurança viária.
A cidade mineira com cerca de 65 mil habitantes, a 46 quilômetros a noroeste da capital, possui importantes registros históricos. Fundada em 27 de janeiro de 1924, Pedro Leopoldo registra a ocupação humana mais antiga da América, cerca de 11.500 anos. Além disso, por volta do século XVII já havia fazendas de gados em seu território. Possui também as históricas construções da casa do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, e a Capela do Rosário, em estilo barroco, uma das primeiras do estado.
Em 1918, o Governo Federal instala em Pedro Leopoldo a Fazenda Modelo, como fomento à agropecuária que se formou em torno da cidade. Lá trabalhou por muitos anos o médium Chico Xavier, natural do município. A cidade abriga desde 2006, um memorial chamado A casa de Chico Xavier, no local onde era a sua antiga residência. O local possui várias fotos, textos e artigos utilizados pelo médium. Outro ponto interessante na cidade é a "Praça Chico Xavier", próxima à rodoviária, no meio da qual se situa a Prefeitura.
A economia de Pedro Leopoldo foi muito impulsionada pela instalação de indústrias, notavelmente entre as décadas de 50 e 70, mas a mineração e o turismo ecológico e cultural também são áreas importantes para o município.
A Quinta do Sumidouro é a ocupação mais antiga da cidade ainda sobrevivente, parte do distrito de Fidalgo e, vale a pena visitar, por ter construções em estilo barroco, a Casa do Bandeirante Fernão Dias Paes e a Capela do Rosário. O Parque Estadual do Sumidouro concentra várias atrações turísticas como a Lagoa do Sumidouro e a Gruta da Lapinha. Nesta região ainda existem grutas e sítios arqueológicos que podem ser visitados.
O Parque de Exposições Assis Chateaubriand, palco de vários shows e diversos eventos importantes da cidade, assim como o a Fazenda Modelo e o Ceppel atendem eventos sociais e esportivos. No bairro Magalhães existe ainda o Parque Ecológico da mata Biquinha.
Com a adesão ao programa Município Laço Amarelo, Pedro Leopoldo visa promover cada vez mais iniciativas planejadas para a mobilidade urbana e o trânsito seguro. O OBSERVATÓRIO oferece aos municípios participantes do programa Laço Amarelo uma plataforma digital, com dados e vídeos relacionados à segurança viária, assim como, estudos e estatísticas sobre mobilidade urbana.
Ao aderir ao programa Laço Amarelo, Pedro Leopoldo tem acesso também aos conteúdos e materiais de comunicação, além de ganhar espaço de divulgação em suas plataformas digitais.
Saiba como aderir a este seleto grupo de municípios que defendem a causa do trânsito!
AGEAC adere ao programa Entidade Laço Amarelo
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre – AGEAC, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária por meio da adesão ao programa Entidade Laço Amarelo na modalidade Pro.
ABC CARGAS renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo
A ABC Cargas, uma das maiores empresas da América do Sul em transporte rodoviário de carga nacional e internacional, transporte autopropulsionado e embarcado de caminhões novos, chassis de ônibus e máquinas agrícolas, renova sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio do programa Empresa Laço Amarelo, reforçando seu compromisso com a conscientização e segurança no trânsito brasileiro.
Laço Amarelo: nova marca propõe um elo por um trânsito mais seguro
O Programa Laço Amarelo nasceu com a premissa de dar continuidade à mensagem do Movimento Maio Amarelo nos demais dias do ano e, por essa característica e por reunir parceiros para disseminar práticas de trânsito seguro, tornou-se um importante Programa de responsabilidade social do Observatório.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.