A entrega do mais recente estudo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolvido em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) para mudar a segurança das rodovias no país, o “Rodovias Que Perdoam – Brasil”, foi destaque no caderno Mobilidade do Estadão de ontem (16).
O 3º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável – Rodovias Que Perdoam – Brasil, realizado pelo OBSERVATÓRIO, apresentou o relatório final do trabalho ao Ministério da Infraestrutura, após mais de três anos entre a concepção do estudo e reunião de parceiros e colaboradores.
“Em 2019, realizamos o primeiro seminário sobre o tema. De lá, saíram seis células de trabalho, envolvendo cerca de 40 técnicos, que representaram mais de 60 empresas, entidades e órgãos públicos, que, durante dois anos, estudaram o que há de mais moderno nesse conceito em muitos países”, pontuou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
Tornar as rodovias do País seguras, ou seja, que ‘perdoem’ as possíveis falhas humanas, é um conceito internacional e adotado em muitos lugares, como explicou Ramalho. “O estudo ‘Rodovias Que Perdoam – Brasil’ traz exatamente isso: soluções de baixo custo e de rápida adoção para que trechos em que, hoje, são considerados perigosos possam deixar de ser ‘protagonistas’ de sinistros, envolvendo mortes ou deixando muitos feridos”, disse.
O estudo propõe a adoção de nove metas de segurança viária a serem tomadas nas rodovias já existentes e nos futuros projetos. Mas ele vai além: traz uma abordagem completa que irá, intuitivamente, mostrar ao usuário quais riscos e onde todos são mais vulneráveis.”
Para ver o estudo completo, acesse: http://bit.ly/3vbgJ7i
Leia a matéria completa em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/para-salvar-vidas-rodovias-tambem-precisam-perdoar/
Foto: Getty Images/Mobilidade Estadão
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