O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) discutiram medidas objetivando o aumento da parceria entre ambas as instituições para o fortalecimento de ações voltadas para a segurança viária no âmbito dos municípios mineiros, em reunião realizada entre as entidades em junho.
O encontro ocorreu na sede do Conselho e foi motivada em virtude da elaboração de uma publicação para discutir os impactos do trânsito no desenvolvimento dos municípios, que integra o plano de trabalho da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-MG. Na oportunidade, a engenheira civil Ana Paula de Sá e o engenheiro civil, Fernando Magalhães, conselheiros do CREA-MG, apresentaram o projeto da publicação ao Observador Certificado Alexander Magalhães, representante do OBSERVATÓRIO, em que solicitam apoio na elaboração do documento.
Sobre o documento em questão, trata-se de uma cartilha a ser direcionada aos municípios para orientá-los acerca da importância do impacto do trânsito no desenvolvimento socioeconômico das cidades e da necessidade desse impacto estar alinhado com projetos que considerem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O CREA-MG é uma entidade parceira do OBSERVATÓRIO que aderiu ao Programa Laço Amarelo, tendo recebido o selo de certificação em agosto de 2021, o que demonstra o compromisso da instituição na promoção de um trânsito mais seguro, respeitoso, ético e cidadão.
Segundo o Observador Certificado Alexander Magalhães, “O trânsito impacta o cotidiano das pessoas, sendo que o crescimento contínuo de veículos automotores, na maioria das cidades, tem comprometido a qualidade de vida de seus moradores em virtude de deficiências da estrutura física dos municípios que não planejaram as intervenções necessárias para absorção desse aumento”. Portanto, finaliza Alexander “o desenvolvimento do munícipio deve ser planejado tendo o trânsito como ponto de partida, uma vez que, se inexistente, ou, se mal planejado, haverá um impacto direto no meio ambiente, na saúde, segurança e bem-estar das pessoas”, destacou.
Desse modo, a elaboração dessa cartilha, com a qual passam o OBSERVATÓRIO e o CREA-MG a atuarem mais intensamente junto aos municípios mineiros, é uma oportunidade para que os mesmos desenvolvam ações voltadas para o fortalecimento de uma gestão pública de segurança viária, como por exemplo, o fomento para a municipalização do trânsito, e ainda, apresentando-lhes subsídios técnicos para elaboração ou revisão de planos diretores que contemplem a inserção do planejamento viário.
Saiba como aderir a este seleto grupo de entidades que defendem a causa do trânsito!
Transportadora Francisconi adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Transportes Francisconi, uma empresa que opera no mercado nacional de transporte, aderiu ao Programa Empresa Laço Amarelo, uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura de segurança viária no Brasil.
Autoescola São Cristóvão adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A rede de autoescolas São Cristóvão, situada no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, intensifica seu compromisso com a segurança no trânsito ao aderir ao programa Empresa Laço Amarelo e se unir ao Observatório Nacional de Segurança Viária.
EPR Vias do Café apresenta programa Laço Amarelo a colaboradores
A EPR Vias do Café, referência no setor de concessões rodoviárias e investimentos em mobilidade, apresentou no final de outubro aos seus colaboradores o programa Laço Amarelo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.