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Em matéria do Estado de S. Paulo, OBSERVATÓRIO comenta sobre aumento de mortos e feridos nas rodovias federais após fim dos radares móveis

Escrito por Laço Amarelo

19 DEZ 2019 - 09H00

Após

a medida que suspendeu os radares móveis das rodovias federais, em 15 de

agosto, conforme ordem do governo Bolsonaro, o número de mortos e feridos em

acidentes nas rodovias cresceu, como revela a matéria do jornal O Estado de S.

Paulo de 17 de dezembro. O diretor do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança

Viária, Francisco Garonce, é ouvido pela reportagem.

Conforme

dados da Policia Rodoviária Federal (PRF), compilados pela organização SOS

Estradas, de agosto a outubro, o total de mortes aumentou 2% e o de feridos,

9,1%, comparados ao mesmo período de 2018. A mortalidade na malha federal

apresenta tendência de queda desde 2011, e a justiça mandou o governo retomar a

fiscalização com os equipamentos móveis no dia 14 de dezembro, mas na

segunda-feira (16/12), o prazo foi adiado para o dia 23 deste mês.

Segundo

comenta Francisco Garonce: “o motorista se sente livre para correr, o que

aumenta o risco”, e complementa: “A sociedade quer ser livre para andar na

velocidade que entender? Aí ela tem de ser esclarecida das consequências”, diz.

De

janeiro a março, os registros de violência no trânsito estavam em queda de 7%

nos óbitos e de 4,3% nos feridos, comparado ao mesmo período de 2018. De abril

a julho, quando foi suspensa a instalação de equipamentos fixos de

fiscalização, o total de mortes já havia aumentado 2,7%, na comparação com o

ano anterior.

A

justificativa do governo para a suspensão do uso dos radares móveis era “evitar

o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória

dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.

Leia

a matéria em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,apos-retirada-de-radares-cresce-n-de-mortos-e-feridos-nas-rodovias-federais,70003128096

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