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Em audiência pública sobre alteração do CTB, OBSERVATÓRIO apresenta análises produzidas pelo seu corpo técnico

Escrito por Laço Amarelo

11 OUT 2019 - 16H37

Durante

a audiência pública “O trânsito brasileiro - desafios da redução de acidentes”

dentro da Comissão Especial que discute as alterações no CTB (Código de

Trânsito Brasileiro) propostas pelo Governo Federal e entregue em junho desse

ano aos parlamentares, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), foi

um dos especialistas a debater a proposta.

Representado

pelo relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, explicou qual

o papel do ONSV nessa discussão aos parlamentares, e quais análises já foram

feitas pelo seu corpo técnico sobre o Projeto de Lei 3267/2019.

O

OBSERVATÓRIO foi a entidade da sociedade civil chamada a fazer a primeira

análise da proposta com o foco na redução do número de mortos e lesionados pelo

trânsito no Brasil, durante a primeira Audiência Pública para discutir a

mudança no Código de Trânsito Brasileiro, proposta pelo Governo Federal,

apresentada por meio do PL 3267/2019.

“A

finalidade da existência do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é por um

único motivo, salvar vidas. Por meio de ações que reduzam as mortes e as lesões

no trânsito brasileiro. O OBSERVATÓRIO é parte da sociedade e como o nome diz,

ele é um observatório, ele não é um decisor, ele não é um causador, ele não é

um legislador, mas ele é capaz de trazer a todos aqueles que tem o poder de

decidir, as informações necessárias para que as decisões sejam tomadas com

consciência”, pontua Garonce.

O

deputado Vítor Lippi (PSDB), foi um dos parlamentares a comentar a sessão. “Nós

temos aí uma epidemia que mata os nossos jovens, as pessoas em idade produtiva

do país, que enluta famílias, eu creio que essa é uma das discussões mais

importantes do parlamento brasileiro”.

Para

o deputado Mauro Nassif (PSB), o projeto deixa de abordar o tema mais precioso

da discussão, a vida. “Esse projeto, ele trata para mim de dois pontos

importantes, desburocratização e financeiro, o restante está ficando de lado. A

vida, tudo isso o que nós estamos discutindo, está ficando de lado. Pergunta

que eu faço, quem participou da elaboração desse projeto? Se hoje já está

difícil com o número de acidentes acontecendo, com essa flexibilização que está

se dando nesse projeto, qual é a perspectiva? A perspectiva aqui são as piores,

tudo sobre o discurso de desburocratização e a questão financeira”.

Garonce

também falou sobre os dados atualizados pelo OBSERVATÓRIO. “Esses são dados

levantados inicialmente pelo IPEA e atualizados pelo ONSV, que a sociedade

brasileira gasta por ano 60 bilhões com a acidentalidade do trânsito. Isso

envolve o sistema de saúde, sistema previdenciário e todas as despesas da

sociedade. Nós estamos fazendo, a sociedade brasileira, um esforço tremendo

para economizarmos nos próximos dez anos, 900 bilhões com a reforma da

previdência que surge como sendo a possibilidade de tirarmos o país da crise e

voltarmos a crescer. E nos próximos dez anos, dois terços disso, nós vamos

jogar no trânsito, na acidentalidade e nós não precisamos de grandes

investimentos”.

Ele

completa dando ênfase à questão da educação viária, tanto discutida pelo

OBSERVATÓRIO. “Nós precisamos mudar a atitude das pessoas, e a atitude só vai

ser mudada quando elas perceberem o risco. Enquanto ele achar que subir numa

motocicleta sem capacete é melhor porque está quente, enquanto ele continua

dirigindo sem o cinto, enquanto ele ultrapassa numa dupla faixa continua,

porque eu acho que não vem ninguém, ele continua se expondo a um risco, que ele

se quer tem noção de conhecer”.

Assista

a sessão completa em: https://www.youtube.com/watch?v=fAt032Ngbv4

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