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Cai o número de mortes no trânsito em 2018

Escrito por Laço Amarelo

31 MAR 2020 - 14H34

Análise

do OBSERVATÓRIO aponta redução em

todas regiões do país

O número de mortes em acidentes de trânsito teve redução de 9% no Brasil, passando de 35.375 em 2017 para 32.121 em 2018. A comparação, feita pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, tem como base os dados preliminares de mortalidade no trânsito para o ano de 2018, divulgados pelo DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde. A redução no número absoluto de mortes foi registrada em todas as regiões do país, sendo o Sudeste a região que apresentou maior redução com 14%, seguida da região Norte (-10%), Nordeste (-6%), Sul (-5%) e Centro-Oeste (-4%).

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Outro aspecto positivo revelado pelos dados foi a redução das mortes em quase todos os modos de transporte, com exceção do modal ciclo viário, visto que as mortes de ciclistas apresentaram um aumento próximo de 2%. Os resultados mais significativos envolvem as mortes de ocupantes de ônibus, que reduziram 28%, assim como os pedestres e ocupantes de automóveis, com redução de 11% e 12%, respectivamente. As demais categorias obtiveram variações entre 8 e 9%. É o quarto ano consecutivo em que o número de vítimas fatais em acidentes com ônibus apresenta o melhor resultado quando comparado aos outros tipos de transporte. Para efeito de comparação, a maior parcela das mortes ainda ocorre para ocupantes de motocicletas (35%) e de automóveis, que somados são quase 60% do total. Abaixo o gráfico:

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Embora os

números indiquem uma considerável redução de mortes, é importante destacar que

tradicionalmente os valores preliminares divulgados pelo DATASUS são inferiores

aos valores definitivos divulgados alguns meses depois. Em 2014, por exemplo,

houve um aumento de 8,65%, ou seja, cerca de 3.500 mortes a mais dos dados

preliminares com os definitivos. Em 2015, quando feita a correção, o aumento

foi de 3,61%, passando de 37.306 para 38.651, um aumento de 3,61%. No entanto,

em 2016, o valor voltou a aumentar, chegando a 7,16% de aumento, com uma

variação que foi de 34.850 a 37.345 mortes. Em 2017, os números definitivos

foram 3,03% mais elevados que os preliminares.

Sendo os

acidentes de trânsito um evento complexo e desencadeado por diversos tipos de

fatores (comportamentais, de infraestrutura e veiculares), as prováveis causas

para a redução da mortalidade verificada nos últimos também estão distribuídas

em diferentes áreas, ou seja, há um conjunto de causas. A maior incidência de

políticas voltadas para o usuário não motorizado, com o fortalecimento das

políticas de planejamento urbano possivelmente contribuíram para a redução do

número de mortes de pedestres. As políticas de valorização do transporte ciclo

viário, com a implantação de ciclovias e ciclo faixas, incentivaram o aumento

do uso desse modo de transporte, o que, por sua vez, aumentou a exposição de

ciclistas a acidentes de trânsito, o que talvez explique parte do aumento

verificado nas mortes de ciclistas.

Para o

diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, “outro aspecto que

contribuiu foi o maior número de municípios realizando mais fiscalização de

álcool e direção, nas Operações de Lei Seca. Houve também a consolidação e

expansão de campanhas de conscientização para um trânsito seguro, e, entre

elas, destaca-se o Movimento Maio Amarelo, que já se tornou uma ação que

envolve toda a sociedade, órgãos públicos e privados em prol de um trânsito

mais seguro”, finaliza.

No caso do transporte por ônibus, a maior disseminação de tecnologias que permitem o controle mais efetivo da velocidade associada a medidas de treinamento e capacitação voltadas aos condutores profissionais certamente contribuíram neste processo. Ações como as citadas, somadas a novas medidas como a obrigatoriedade do farol aceso em rodovias (em vigor desde 2016), novas regras para condução de caminhões (exame toxicológico) e o aumento do valor das multas, também podem ter auxiliado na continuidade de redução de acidentes de trânsito. Medidas tomadas junto a segurança veicular, como a obrigatoriedade do airbag e ABS em veículos novos de fábrica (desde 2014) também podem estar produzindo resultados, pois com a renovação da frota a tendência é que a parcela de veículos com esses dispositivos aumente.

Cenário nos Estados

Levando em consideração os dados preliminares do DataSUS, o maior percentual de redução no número de mortes no trânsito aconteceu em Roraima (-28%), seguido de Rondônia (-23%) e do Amapá (-20%). Já as unidades da federação que mais aumentaram seus números foram Distrito Federal (+6%), Amazonas (+4%) e Mato Grosso (+3%). Veja o gráfico abaixo:

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Cabe uma

ressalva em relação às análises estaduais, pois é importante lembrar que os

valores podem estar sujeitos ao percentual de informações repassadas pelos Estados

ao Ministério da Saúde. Assim sendo, se determinado Estado ainda não consolidou

parte de suas informações, ele pode figurar com grandes reduções até então e,

posteriormente, ter seus valores aumentados substancialmente após o envio dos

dados definitivos ao Ministério da Saúde.

Detalhando essas

reduções, é possível fazer algumas análises por modal e por

Estado:

  • Pedestres: Pará (-36%) e Rio Grande do Norte (-26%);
  • Ciclistas: Amazonas (-46%) e Pará (-22%);
  • Motociclistas: Rondônia (-44%) e Rio de Janeiro

    (-30%);

  • Automóveis: Piauí (-36%) e Tocantins (-35%);
  • Caminhões: Amazonas (-100%) e Piauí (-61%);
  • Ônibus: Mato Grosso do Sul (-100%) e Rio de Janeiro

    (-91%).

Também foram

avaliados os aumentos no período:

  • Pedestres: Amazonas (+22%) e Mato Grosso do Sul (+19%)
  • Ciclista: Paraná (+54%) e Pernambuco (+31%)
  • Motociclistas: Goiás (+10%) e Paraná (+9%)
  • Automóveis: Paraíba (+30%) e Amazonas (+24%)

Os Estados

do Acre, de Roraima, do Amapá, de Alagoas e do Espírito Santo não foram

considerados nessa análise comparativa de variação do número de mortes por modo

de transporte por apresentarem elevado percentual de mortes classificadas na

categoria “outros”, que em geral está associada à falta da informação sobre o

modo de transporte da vítima de acidente de trânsito. As variações por Estado

no número de mortes de ocupantes de caminhões e ônibus também não foi realizada

em razão dos números estaduais serem reduzidos.

Não há previsão de quando o Ministério da Saúde

irá disponibilizar os dados consolidados de 2018.

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