O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje, a webinar “Balanço da Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, no qual apresentou um resumo da atuação do Brasil nos 10 anos (2011-2020), com todas as medidas adotadas para prevenir os acidentes de trânsito do país.
Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a realização desse webinar é motivo de muito orgulho para tratar do tema trânsito. “Acredito que quanto mais levarmos essa discussão à sociedade, mais conseguiremos avançar nessa pandemia silenciosa que são as mortes e sequelas no trânsito brasileiro”, diz.
Além do balanço sobre as ações desenvolvidas entre 2011 e 2020, a videoconferência também abordou as ações que serão desenvolvidas para a próxima década (2021-2030), como discutido durante a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, em fevereiro.
Conforme o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, representante da SNTT/MINFRA: “Fizemos um acordo de cooperação técnica com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que é uma referência no setor, que representa tudo isso de integração e conhecimento técnico que a gente precisa trazer para o Ministério e o Denatran precisa para pautar e ganhar objetividade, tecnicismo e agilidade nas suas ações e, uma orientação clara. Estamos ampliando essa parceria que será publicada a partir do evento da sexta-feira, a abertura da Semana Nacional de trânsito de 2020”.
A obra “Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito – Análise, perspectiva e indicadores 2011-2020”, foi desenvolvida entre a parceria do OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), e que aborda as realidades que culminaram com o lançamento da década, como explica Francisco Garonce.
O lançamento oficial da obra será na sexta-feira (18), na abertura da Semana Nacional de Trânsito, em Brasília (DF), e o material servirá como referência para que todos os setores da sociedade utilizem seu conteúdo para estudos e pesquisas relacionados à segurança viária.
Segundo ressalta o diretor do Denatran, Frederico Carneiro, o trânsito seguro é uma responsabilidade de todos. “O CTB define bem qual é o dever do Estado, dos órgãos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito promover um trânsito seguro, mas eu chamo a atenção à responsabilidade de todos para promover esse trânsito seguro”.
Conforme ressalta Larissa Abdalla, presidente da AND: “A educação para o trânsito tem que estar inserida sim, na grade curricular. Ela tem que ser entendida como pressuposto de cidadania, ela tem que ser entendida e introjetada, realmente, [...] desde a educação básica porque é a única forma que nós teremos de trazer esses conceitos de forma sólida”.
“Nesse estudo que vocês terão acesso sexta-feira, vocês terão dados principalmente na região norte e nordeste, onde você tem mais de 60% dos motociclistas sem habilitação, dirigindo”, informa Ramalho.
Com mediação realizada pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, a abertura foi do Estadão, representado por Dante Grecco e contou com a participação de Francisco Garonce, relacionamento institucional do OBSERVATÓRIO; Larissa Abdalla, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans); Frederico Carneiro, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT/Minfra); e Pedro Souza, representando o deputado federal, Hugo Leal, da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro).
Perdeu a transmissão?
Assista agora:
Transportadora Francisconi adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Transportes Francisconi, uma empresa que opera no mercado nacional de transporte, aderiu ao Programa Empresa Laço Amarelo, uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura de segurança viária no Brasil.
Autoescola São Cristóvão adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A rede de autoescolas São Cristóvão, situada no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, intensifica seu compromisso com a segurança no trânsito ao aderir ao programa Empresa Laço Amarelo e se unir ao Observatório Nacional de Segurança Viária.
EPR Vias do Café apresenta programa Laço Amarelo a colaboradores
A EPR Vias do Café, referência no setor de concessões rodoviárias e investimentos em mobilidade, apresentou no final de outubro aos seus colaboradores o programa Laço Amarelo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.