Jornalista e integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO analisa a questão da renovação de frotas no Brasil
O jornalista Zeca Chaves, integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, assina a matéria sobre a renovação da frota brasileira e a importância da discussão desse tema para o País.
Na matéria publicada no site Automotive Business, Zeca aponta um dos motivos pelos quais paga-se um valor elevado pelos automóveis no País e alerta para o fato de que no final de 2020, a idade média da frota de automóveis no Brasil será de 10 anos, segundo estudo desenvolvido pelo Sindipeças.
O jornalista Zeca Chaves explica que a causa do envelhecimento da frota de veículos é a redução da venda de veículos novos devido à crise e baixo crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, além da falta de políticas públicas.
“Outra razão é falta de políticas públicas que incentivem a renovação e o descarte dos veículos sem condições de rodar. Muito pelo contrário. Aqui premia-se a posse de carros velhos (e muitas vezes sem condições de segurança) com a isenção do IPVA”, avalia o jornalista.
Segundo o professor Tiago Bastos, especialista em transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), 7% dos acidentes em rodovias federais devem-se à má conservação dos veículos. Ele alerta que o número é ainda maior. “Nos registros, há uma tendência de supervalorizar o fator humano, pois é mais fácil atribuir à imprudência ou à imperícia do motorista que descobrir defeito no veículo ali na hora do acidente.”
Leia a matéria completa em:
Transportadora Francisconi adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Transportes Francisconi, uma empresa que opera no mercado nacional de transporte, aderiu ao Programa Empresa Laço Amarelo, uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura de segurança viária no Brasil.
Autoescola São Cristóvão adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A rede de autoescolas São Cristóvão, situada no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, intensifica seu compromisso com a segurança no trânsito ao aderir ao programa Empresa Laço Amarelo e se unir ao Observatório Nacional de Segurança Viária.
EPR Vias do Café apresenta programa Laço Amarelo a colaboradores
A EPR Vias do Café, referência no setor de concessões rodoviárias e investimentos em mobilidade, apresentou no final de outubro aos seus colaboradores o programa Laço Amarelo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.