O município de Ribeirão Preto e a RP Mobi (antiga Transerp), localizado no interior do estado de São Paulo, firma parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e intensifica o compromisso com a segurança e a educação no trânsito para todos os moradores da cidade.
Fundada em 1856, a cidade começou como um pequeno arraial, desenvolvido por imigrantes que chegaram à região atraídos pelas férteis terras para a agricultura. A sua localização estratégica e o solo fértil contribuíram para seu rápido crescimento econômico.
Inicialmente, a economia de Ribeirão Preto era baseada na produção de café, que se tornou a principal atividade econômica da região no final do século XIX e no início do século XX. Este período é conhecido como o ciclo do café e marcou um momento de grande prosperidade para a cidade, que chegou a ser chamada de "capital do café". O rápido desenvolvimento econômico atraiu muitos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhois, que trouxeram sua cultura e contribuíram para a formação da identidade local.
Com o declínio do café após a crise de 1929, Ribeirão Preto começou a diversificar sua economia. Ao longo do século XX, a cidade se industrializou e desenvolveu outros setores econômicos, como o comércio, a prestação de serviços e a agroindústria, especialmente com a produção de açúcar e álcool.
Ribeirão Preto é uma cidade dinâmica e reconhecida por sua qualidade de vida, infraestrutura desenvolvida, e por ser um polo de saúde, educação e pesquisa. O município mantém uma rica herança cultural e continua a ser um centro econômico importante no interior de São Paulo.
Dentro desse contexto de desenvolvimento urbano e econômico, a RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, foi criada em 1980. Vinculada à Prefeitura do Município de Ribeirão Preto, a RP Mobi tem como principais atribuições o planejamento, fiscalização e execução dos serviços de transporte público de passageiros no município. Destaca-se a operação do sistema trólebus, iniciada em julho de 1982 e extinta em junho de 1999. A partir de então, a empresa passou a exercer exclusivamente a função de entidade gestora do transporte coletivo urbano até maio de 2000, quando começou a incorporar a gestão das outras modalidades de transporte público, além da gestão do trânsito na malha viária municipal. Atua nas áreas de engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização, em convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Com a adesão, o município de Ribeirão Preto e a RP Mobi - possuem acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas sobre o trânsito, além do direito de utilizar o selo Laço Amarelo em seus produtos. Dessa forma, o município se compromete cada vez mais com a segurança viária em prol de toda a sociedade.
O programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, que busca, em parceria com empresas, entidades e municípios, busca combater os altos índices de sinistros de trânsito no Brasil, por meio de programas, propostas e ações de conscientização para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
Traga também o seu Município para esse movimento em constante crescimento no país!
J.Silveira renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo
A J. Silveira Transportes, com mais de três décadas de experiência no setor de transporte rodoviário, renova sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio do programa Empresa Laço Amarelo na modalidade Starter, reforçando seu compromisso com a conscientização e segurança no trânsito brasileiro.
ABAR adere ao programa Entidade Laço Amarelo
A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) - uma entidade que desempenha um papel fundamental no cenário regulatório do Brasil, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária por meio da adesão ao programa Entidade Laço Amarelo na modalidade Pro.
Diálogo Diário de Segurança: EPR Vias do Café promove palestra sobre a importância do uso da seta
A EPR Vias do Café, integrante do programa Laço Amarelo e comprometida com a segurança viária, promoveu um bate-papo no dia 9 de janeiro, na sede administrativa em Varginha/MG.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.