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3ª Conferência Ministerial Global de Segurança Viária: ONU lança chamado para reduzir mortes no trânsito em pelo menos 50% até 2030

Escrito por Laço Amarelo

21 FEV 2020 - 14H00

A

3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária da ONU, lançou o

chamado para reduzir as mortes no trânsito em pelo menos 50% até 2030. O Brasil

é o quarto país com mais mortes no trânsito, segundo dados da OMS – atrás de

China, Rússia, Índia e Estados Unidos. Entrevistado pela RFI, o diretor de

relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco

Garonce, falou sobre esse desafio.

Como

um dos representantes do OBSERVATÓRIO na conferência em Estocolmo, Garonce

comentou: “É preciso observar que a frota de veículos dos Estados Unidos é

muito maior, com cerca de 120 milhões de carros a mais do que a frota

brasileira”, observa.

A

média mensal de vítimas em rodovias federais aumentou quando o governo Jair

Bolsonaro determinou a suspensão dos radares móveis, em agosto de 2019, a fim

de evitar o que classificou como “indústria das multas”. Segundo dados da

Polícia Rodoviária Federal (PRF), compilados pela organização SOS Estradas,

entre agosto e outubro do ano passado o número de mortes aumentou 2%, e o de

feridos 9,1%.

“Hoje,

a Polícia Rodoviária Federal está utilizando os radares móveis, que foram

suspensos temporariamente”, afirma Garonce. “O problema é que muitos radares

foram instalados fora das normas previstas pela legislação, por exemplo, atrás

de árvores. É papel do Ministério Público determinar a regularização”, enfatiza.

Sobre

a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu a retirada dos radares

pelo “prazer de dirigir”, Garonce observa que a sociedade como um todo precisa

abraçar a causa por maior segurança no trânsito.

“Pode-se

perder o prazer de dirigir livremente, mas ganha-se em vidas. O ideal é

alcançar velocidades de 30 km por hora, para que ninguém mais morra no

trânsito”, ainda segundo Garonce, um dos maiores desafios do Brasil é com a

segurança dos motociclistas.

“Por

exemplo, no Norte e no Nordeste do Brasil o número de vítimas causadas por

acidentes com motocicletas já ultrapassa a quantidade de pedestres mortos em

acidentes de trânsito”, finaliza.

Leia

a matéria completa em: http://www.rfi.fr/br/europa/20200219-onu-quer-reduzir-em-50-os-mais-de-1-milh%C3%A3o-de-mortes-por-acidentes-no-tr%C3%A2nsito

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