É sempre bom lembrar a importância do correto posicionamento dos espelhos retrovisores para evitar acidentes de trânsito. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em 2008 permanece bastante atual, pois fala sobre o perigo dos acidentes ocasionados por pontos cegos ocasionados pelo mal posicionamento desses itens de segurança nos veículos: https://www.youtube.com/watch?v=3xKz5UmMrjw&list=PLqFpmUXgcca2wlBC2MhDyrizL4hHou-rk&index=1
Dicas para o ajuste perfeito
Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores. Você pode seguir esses passos:
– Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los, o motorista tem mais visão do que está ao lado.
– O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.
– Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.
– Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.
Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.
Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Campinas/SP conta com o apoio do Observatório
O Hospital Santa Tereza, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, realizou, na última semana, uma série de treinamentos de Atendimento a Múltiplas Vítimas para seus colaboradores. O simulado aconteceu no dia 30 de janeiro, em frente ao Mercado Municipal do município, e contou com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio de seu Núcleo de Saúde.
Rio de Janeiro recebe Uber e Observatório em abordagem educativa
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.