O artigo do portal “Notícias Concursos” da última quarta-feira (22), destacou a questão sobre os direitos e as indenizações previstas em lei para as pessoas envolvidas em sinistros de trânsito. A publicação utilizou dados do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre óbitos anuais no trânsito para embasar o debate.
Conforme dados do OBSERVATÓRIO compilados pela publicação, em 2021, o Brasil apresentou um aumento de 3,35% no total de óbitos registrados no trânsito, totalizando 33.813 mortes por sinistros de trânsito, um aumento de 1.097 óbitos em comparação com os dados de 2020. E em 2023, segundo o Portal do Trânsito, estima-se que 11 pessoas morrem por dia nas rodovias federais brasileiras em decorrência de sinistros, considerando o período entre janeiro e setembro.
Estas estatísticas representam a destruição de sonhos, famílias, carreiras e projetos. Para amenizar esse sofrimento, a orientação jurídica para as vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares é de grande importância.
Indenização paga pelo culpado ou responsável pelo acidente de trânsito
Quando acontece mais um acidente de trânsito, automaticamente nos vem à mente a pergunta: quem foi o culpado? Nem sempre a resposta é clara, pois não é possível ter conhecimento de todos os fatos envolvidos no sinistro. Por isso, cada caso deve ser analisado com bastante cuidado.
Porém, em diversas circunstâncias, a culpa pelo acidente é bastante evidente, como no caso de:
Leia o artigo completo: https://noticiasconcursos.com.br/acidentes-de-transito-podem-gerar-indenizacao/
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.