O artigo do portal “Notícias Concursos” da última quarta-feira (22), destacou a questão sobre os direitos e as indenizações previstas em lei para as pessoas envolvidas em sinistros de trânsito. A publicação utilizou dados do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre óbitos anuais no trânsito para embasar o debate.
Conforme dados do OBSERVATÓRIO compilados pela publicação, em 2021, o Brasil apresentou um aumento de 3,35% no total de óbitos registrados no trânsito, totalizando 33.813 mortes por sinistros de trânsito, um aumento de 1.097 óbitos em comparação com os dados de 2020. E em 2023, segundo o Portal do Trânsito, estima-se que 11 pessoas morrem por dia nas rodovias federais brasileiras em decorrência de sinistros, considerando o período entre janeiro e setembro.
Estas estatísticas representam a destruição de sonhos, famílias, carreiras e projetos. Para amenizar esse sofrimento, a orientação jurídica para as vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares é de grande importância.
Indenização paga pelo culpado ou responsável pelo acidente de trânsito
Quando acontece mais um acidente de trânsito, automaticamente nos vem à mente a pergunta: quem foi o culpado? Nem sempre a resposta é clara, pois não é possível ter conhecimento de todos os fatos envolvidos no sinistro. Por isso, cada caso deve ser analisado com bastante cuidado.
Porém, em diversas circunstâncias, a culpa pelo acidente é bastante evidente, como no caso de:
Leia o artigo completo: https://noticiasconcursos.com.br/acidentes-de-transito-podem-gerar-indenizacao/
Blitz educativa leva educação e conscientização para as ruas de Paço do Lumiar/MA
Em uma iniciativa que combina educação e conscientização, o Observatório Nacional de Segurança Viária esteve presente na Blitz Educativa realizada no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, no último dia 27. Organizada pela Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (SEMTRANS), com apoio do Detran e da Polícia Rodoviária Estadual, a ação teve como objetivo destacar a importância da segurança no trânsito, especialmente às vésperas do Carnaval.
OBSERVATÓRIO compartilha os resultados da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária tem o prazer de compartilhar os conteúdos relacionados à sua participação na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Marrakech, Marrocos, na última semana.
Risco de sinistros em Curitiba: Escolas e Centros Infantis na mira da velocidade excessiva
A Globo RPC abordou o tema com base na pesquisa "Velocidades Inseguras no Entorno de Unidades de Saúde e Escolas", fruto da parceria OBSERVATÓRIO e UFPR
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.